BMW iX3 em produção na China a partir do verão

13/06/2020

A BMW confirmou que, apesar de todos os constrangimentos trazidos pela crise pandémica provocada pela Covid-19, os prazos de lançamento do primeiro SUV 100% elétrico da marca não deverão sofrer atrasos.

A prová-lo, a confirmação de que a produção arrancará no final do verão, na China, na unidade que a marca bávara detém em Shenyang, fruto de joint-venture com a chinesa Brilliance, e de onde já saíram as primeiras unidades de pré-produção.

Estes exemplares servirão apenas para etapas de desenvolvimento e todos os obrigatórios processos de homologação. De acordo com o construtor, até ao próximo mês de agosto cumpre-se etapa decisiva do programa de desenvolvimento, que inclui 340 horas e 7700 km de testes dinâmicos para deteção de qualquer problema técnico ou de montagem.

A BMW irá comercializar o iX3 com uma bateria de 74 kWh para uma autonomia superior a 440 quilómetros. A potência declarada é de 210 kW/286 CV e o binário de 400 Nm, com a marca a referir que um dos principais pontos de destaque é a ausência de materiais raros na construção do motor elétrico. A tração é feita às rodas traseiras, permitindo maior eficiência geral. Comparativamente com o X3 de motor convencional, a bateria está montada em posição bastante baixa no piso do veículo, fazendo com que não exista perdas de espaço no habitáculo e na bagageira. Ainda de acordo com os dados preliminares da BMW, o consumo médio deste iX3 é de 20 kWh/100 km.