O BMW M1, supercarro que foi fabricado de 1978 a 1981 e que se tornou lendário, poderá vir a ser relançado pelo fabricante bávaro como um elétrico.
Frank van Meel, chefe da BMW M, deixou entender à britânica Autocar que esse cenário está em cima da mesa, ainda que sem abrir muito o jogo: “É sempre algo que podemos olhar. Sempre sonhamos em fazer esses carros. Isso não significa que vamos fazer isso, mas ainda estamos a explorar essas ideias.”
O responsável da BMW refreia os ânimos dos amantes de automóveis, salientando, todavia, que não é “absolutamente vital” que o departamento M tenha um supercarro, pois “não precisamos de demonstrar que somos uma marca desportiva”, pelo que – esclarece Frank van Meel – a concretização de um M1 elétrico BMW não é “a prioridade número um” do ponto de vista racional, mas do ponto de vista do “coração é sempre uma prioridade, e é para isso que estamos a olhar sempre”, complementa Frank van Meel.
Basicamente, o responsável da divisão desportiva da BMW dá “uma no cravo e outra na ferradura” a respeito deste tema. Ou seja, sem confirmar nada, também, em rigor, não desmente nada.
Frank van Meel alude que “a eletricidade [aplicada aos automóveis] tem algumas vantagens”, dando como exemplo o facto de permitir “remover um pouco do isolamento acústico”. Outro trunfo dos veículos elétricos realçada por van Meel está no facto de possibilitarem a melhoria do centro de gravidade, ao “terem o peso da bateria tão baixo”, algo que “é interessante para os engenheiros. Isso permite suavizar as suspensões”. O que os engenheiros “realmente gostam é o facto de, ao haver componentes eletrificados na solução propulsora, o controlo de binário e potência é muito melhor, mais rápido e mais fácil do que num motor de combustão”.
Vision M Next
Em 2019, a BMW exibiu o concept de um supercarro híbrido, o Vision M, como uma indicação do que poderíamos esperar dos seus carros desportivos eletrificados. Na altura, este protótipo era apontado para entrar em produção como um sucessor espiritual do M1.
No entanto, posteriormente, começaram a circular relatos de que o projeto tinha sido cancelado devido a preocupações com os custos de investigação e desenvolvimento e do baixo potencial de vendas do carro. Na sequência disso, a divisão M da BMW haveria de revelar o Concept XM, um SUV com uma motorização híbrida plug-in com 750 cv e 1000 Nm de binário.
Apesar destes avanços e recuos, os diretores da marca permanecem recetivos a desenvolverem modelos M mais personalizados, o que potencialmente abre a porta para revisitar o concept de um supercarro. Aguardemos os próximos desenvolvimentos.
Concept BMW Vision M Next (2019)