Depois da Tesla, também a BMW vai ter robôs em vez de humanos para algumas tarefas.

A BMW e a Figure AI assinaram um acordo para a incorporação de robôs humanóides daquela start-up americana nas linhas de montagem da fábrica da marca alemã em Spartanburg, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América, onde trabalham atualmente 11.000 pessoas… de carne e osso.

Segundo a Reuters, os robôs serão integrados em várias etapas do processo de produção, incluindo as áreas de carroçaria, montagem e armazém, nos próximos 12 a 24 meses, após serem treinados/programados para realizar tarefas específicas.

Este é o primeiro acordo comercial que a Figure assinou desde que foi fundada em 2022. Embora a empresa não tenha divulgado quantos robôs a BMW vai “contratar”, as máquinas aumentarão de número se as metas de desempenho forem atingidas, explicou Brett Adcock, executivo-chefe da Figure.

“Projetámos o robô para ser seguro próximo aos humanos. Trabalhar com a BMW na automação de uma fábrica é uma grande validação para nós no espaço”, comentou.
Robôs humanóides de uso geral com software alimentado por inteligência artificial são o grande novo interesse da indústria, pois têm o potencial de se mover numa ampla gama de movimentos e aprender a realizar tarefas como os humanos.

Também a Tesla está a formar ‘exército’ de robôs humanóides. Elon Musk parou desenvolvimento do Tesla mais acessível para dar prioridade ao Optimus, um robô que substitui os humanos em trabalhos difíceis e perigosos. Mostrou o primeiro protótipo funcional na última convenção de Tesla dedicada à inteligência artificial, num formato que estava ainda longe daquilo que foi anunciado pelo homem mais rico do mundo.

A promessa foi então de ter o robô a andar “num par de semanas” e acelerar o desenvolvimento do bot que vai ser produzido em massa e vai custar abaixo de 20.000 dólares, menos do que qualquer carro da empresa. Prometeu… e parece estar a cumprir. O Optimus, o nome do ‘bot’ da Tesla, já desempenha algumas tarefas e já caminha em formação!

O primeiro Tesla com duas pernas para andar
O Tesla Optimus tem a figura de um humano de estatura média, com uma altura de 1,76m e 57kg de peso, sendo capaz de transportar volumes até 20kg.

E será “pacífico”, garantiu Musk na apresentação, comentando que não será difícil de dominá-lo pela força e ou fugir dele. “Quem conseguir correr a mais de 8 km/h não terá qualquer problema”…

O robô bípede vai ter vários usos possíveis, desde as funções mais utilitárias, em tarefas repetitivas nas linhas de montagem de uma fábrica, por exemplo, ou como auxiliar em operações de salvamento, em situações difíceis ou perigosas para as pessoas, como são os casos de desastres naturais, de furacões e de tremores de terra.