Fim do ‘Sonho’: Bombas russas destruíram o maior avião do mundo

01/03/2022

Com 84 metros e 36 rodas, o Antonov NA-225 era o maior avião comercial existente. Exemplar único, foi destruído durante o ataque ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev.

A ofensiva russa para controlar o Aeroporto ucraniano de Hostomel, a noroeste de Kiev, deixou um rasto de destruição. Entra as perdas materiais está o mítico Antonov AN-225 Mriya, o maior avião comercial do mundo.

O anúncio foi feito nas redes sociais pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Dmytro Kuleba, na qual também garante que a aeronave, chamada “Mriya” (significa “sonho” em ucraniano) será reconstruída logo que existam no país condições para avançar com a operação de restauro.

Kuleba aproveitou a ocasião para garantir uma vez mais que a Rússia nunca poderá destruir o sonho de um “Estado europeu forte, livre e democrático”.

O Antonov An-225 era atualmente o maior avião comercial do mundo, peça incrível de engenharia e recurso muito importante no transporte aéreo, mesmo em missões humanitárias, por realizar voos com grandes e pesadas cargas. O Mriya estava inclusivamente a desempenhar um papel fundamental no combate à pandemia da covid-19, levando quantidades enormes de material hospitalar entre continentes.

Com 6 motores, 32 rodas, 84 metros de comprimento e capacidade de 250 toneladas em peso da carga, o Antonov An-225 Mriya é exemplar único fabricado em 1985 pela ucraniana Antonov Design Bureau, quando o território ainda fazia parte da União Soviética (URSS).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.