Foto: Bosch/Christoph Schmidt
A tecnologia de direção eletrónica (‘steer-by-wire’) será uma das que tenderá a massificar-se gradualmente com a adoção de cada vez mais sistemas de condução autónoma, permitindo também um melhor aproveitamento do espaço a bordo ao retirar da ‘equação’ a tradicional coluna de direção mecânica. A Bosch de Braga está já empenhada em trazer esta tecnologia para o mercado em escala comercial até meados desta década.

Aplicada de forma ainda limitada, a direção eletrónica troca a barra de direção por sinais eletrónicos que vão do volante para as rodas, pelo que será uma ação apenas e só ‘gerada’ por ‘inputs’ digitais e não por gestão mecânica. Muitos construtores observam este desenvolvimento também como uma condição essencial para a condução do futuro, sobretudo com o advento da condução autónoma, em que os sistemas de assistência podem assumir de melhor forma o controlo da direção.

Como um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de direção elétrica, a Bosch reconheceu o potencial destes sistemas desde o início e está a impulsionar sistematicamente o seu desenvolvimento. Agora, em conjunto com a startup Arnold NextG, a fornecedora de tecnologia e serviços está a dar o próximo passo. Os dois parceiros firmaram recentemente uma parceria para reunir os seus conhecimentos de desenvolvimento e acelerar o processo de preparação das soluções para o mercado.

“Estamos a assistir a uma procura crescente por sistemas com tecnologia ‘steer-by-wire’. A longo prazo, este deverá ser um mercado em exponencialmente crescimento – especialmente, mas não apenas, para a era da condução autónoma. Estamos entusiasmados por ver o impulso que esta parceria dará ao nosso trabalho na otimização do sistema”, refere Gerta Marliani, Presidente da Robert Bosch Automotive Steering GmbH. O objetivo da parceria é acelerar a produção em larga escala de soluções de condução eletrónica.

A Arnold NextG é especializada no desenvolvimento de sistemas ‘drive-by-wire’ multi redundantes com todas as interfaces para a condução autónoma em lotes pequenos e muito pequenos. Fundada em 2021, a startup possui colaboradores com mais de 20 anos de experiência combinada em tecnologia ‘drive-by-wire’ apta para uso na via pública, dando à empresa a experiência única no desenvolvimento de soluções de retrofit para todas as aplicações por fio.

De acordo com a informação revelada pela Bosch, graças à redundância da tecnologia da Arnold NextG, as autoridades podem emitir aprovações de sistema para condução em vias públicas de forma mais rápida e eficiente.

“Vimos que o sistema de direção por fio da Bosch oferece a melhor e mais natural sensação de condução do mercado. A Bosch é um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de direção elétrica e já oferece um forte pacote de tecnologia de controlo e desempenho para aplicações de larga escala a jusante. É por isso que estou orgulhoso, não apenas de poder desenvolver um dos melhores sistemas, mas também de ter a Bosch – um dos maiores fornecedores automóveis do mundo – ao nosso lado”, refere Kevin Arnold, fundador e CEO da Arnold NextG, comentando este novo passo da sua empresa.