Boutique Citroën Lifestyle celebra o 75º aniversário do 2CV

03/01/2024

Para encerrar em alta um ano de 2023 em que se festejou um marcante aniversário – os 75 anos do icónico 2CV – a plataforma Boutique Citroën Lifestyle disponibiliza, em formatos distintos e adaptados a diferentes idades, múltiplas interpretações do icónico e inesquecível modelo, do qual se produziu um total de 81.882 exemplares no nosso país.

Recordando as versões que ficaram no imaginário colectivo, a plataforma permite recriar as mais memoráveis versões do 2CV, do original Type A até ao “Charleston”, Edição Especial de enorme sucesso nos anos 80 do século passado. Foi, aliás, um destes exemplares o último a sair da Fábrica de Mangualde, em Julho de 1990. As sugestões integram, por exemplo, a sua montagem a partir de blocos de construção, de versões mais simples a outras mais intrincadas, concebidas para todas as idades, dos mais jovens, que as vêem como um atractivo brinquedo, aos adultos que as constroem com enorme minúcia para enriquecimento das suas colecções.

O 2CV “Charleston”, por exemplo, é proposto como set de 1.465 peças da Cobi, conceituada marca que o reproduziu fielmente em base amarela, à escala de 1:12. Uma vez terminada, esta estrutura destinada a jovens a partir dos 10 anos, mede 30,5 cm de comprimento e 13 cm de altura. Existem, também, versões simplificadas para crianças a partir dos 6 anos, de 80 blocos, que homenageiam o 2CV Type A (em cinzento) e o 2CV AZ (em azul), assim se reproduzindo duas épocas do modelo. Apesar da sua escala de 1:35, é enorme a atenção aos mais pequenos detalhes, com destaque para o logótipo correspondente à época em que cada geração foi comercializada.

O icónico 2CV está, também, disponível como brinquedo da conceituada marca Playmobil, versão que foi criada em estreita colaboração com a empresa alemã. Concebido para crianças a partir dos 5 anos e para apaixonados pelo mundo da Playmobil, o set oferece infinitas possibilidades de personalização, graças às três personagens incluídas – um agricultor, um jovem beatnik e um típico gendarme francês – a que se juntam alguns animais e uma variedade de autocolantes. O porta-bagagens e o tejadilho são amovíveis para que a aventura se possa viver no interior do 2CV. Uma interessante curiosidade: os faróis são intercambiáveis, consoante se opte por matrículas francesas (amarelas) ou estrangeiras (brancas).

Para que cedo comecem a moldar a sua mobilidade, o Citroën 2 CV pode assumir ainda a forma de um atraente andarilho em madeira. Dotado de rodas silenciosas e de um sistema anti-queda, ajuda a desenvolver o equilíbrio e as capacidades motoras de crianças a partir do primeiro ano de idade.

Noutro domínio, destaque para o lendário Citroën 8CV “Rosalie”, um modelo que, há 91 anos, percorreu uma e outra vez o perímetro do circuito francês de Montlhéry, nas imediações de Paris, ali batendo inúmeros recordes de velocidade. Esta lenda da história automóvel regressa agora sob a forma de um carrinho para crianças fácil de controlar, fabricado em parceria com a empresa especializada Baghera.

Para os coleccionadores de miniaturas, a boutique disponibiliza igualmente exemplares às escalas de 1:43 e de 1:64 de várias das mais recentes propostas da Citroën atualmente em comercialização – do pequeno quadriciclo Ami ao 100% elétrico ë-C4, ou mesmo ao imponente C5 X – e às escalas de 1:18, 1:43 e 1:64, em diferentes formatos ou estruturas de base, de alguns dos modelos mais históricos do double Chevron: do Traction ao Mehari, sem esquecer, naturalmente, o icónico 2CV.

Todas estas e outras propostas econtram-se já disponíveis na plataforma Boutique Citroën Lifestyle.