BYD lança marca de 4×4 e este é o Land Rover chinês

19/08/2023

Submarca da BYD estreia-se com este Leopard 5, um modelo que remete para as linhas do Defender e introduz uma série de tecnologias específicas para fora de estrada.

Com 5 milhões de exemplares de veículos de eletrificados produzidos, a BYD (Build Your Dreams) não estará a sonhar quando anuncia que chega para fazer mossa, como alternativa às referências dos segmentos mais populares do Velho Continente. E não só… O gigante chinês quer fazer sombra a todas as marcas, mesmo às especializadas na produção de veículos de todo-o-terreno, como é a Land Rover.

Para o efeito acaba de lançar Fang Cheng Bao, submarca de 4×4, que se estreia com este Leopard 5, um modelo que remete para as linhas do Defender e introduz uma série de tecnologias específicas para fora de estrada, incluindo a plataforma híbrida DMO (off-road dual mode), da qual se ficarão a conhecer todos os pormenores no lançamento, no Salão do Automóvel de Chengdu, a partir de 25 de agosto.

O consórcio chinês anuncia para já uma evolução muito significativa em relação aos motores a gasolina tradicionais, prometendo uma experiência TT de topo num modelo híbrido.

Com 4,89 metros de comprimento e 2,80 m entre eixos, o modelo chinês que também aspira a competir com o recém-apresentado Toyota Land Cruiser, recorre a um sistema PHEV que combina motor a gasolina de 1,5 litros e dois motores elétricos, para um rendimento máximo de 680 cv e 760 Nm.

A alimentar os motores elétricos está uma bateria Blade da BYD com capacidade de 30 kWh, anunciando até 125 km sem emissões, de acordo com o ciclo de homologação chinês.

A transmissão é automática, com três bloqueios de diferenciais, a permitir inserir redutoras, em cenários off-road, com um simples toque num botão.

Nas tecnologias de bordo, o destaque vai para o head up display em painel digital de 50 polegadas!

A BYD diz que o Leopard 5 “nasceu para ser selvagem”…