Caixa negra obrigatória nos carros. Onde está e como funciona?

12/06/2022

Na Europa, para ajudar a travar os números da sinistralidade, plano especial que inclui a adoção da “caixa negra” para automóveis novos a partir de julho.

A partir do mês de julho, o Event Data Recorder (EDR), o equipamento idêntico aos que conhecemos da aviação para recolher e armazenar dados essenciais para determinar causas de acidente, é um de 8 sistemas de segurança que passam a ser obrigatórios em automóveis novos em comercialização na União Europeia. O objetivo é evitar até 25.000 mortes e mais de 140.000 feridos graves nas estradas nas próximas duas décadas, até ao objetivo de “zero vítimas” em 2025.

A “caixa negra” para automóveis servirá para recolher informação em tempo real, tanto do veículo, como dos ocupantes, registar e armazenar todo o tipo de dados que, em caso de acidente, permitirão conhecer com pormenor o que aconteceu antes, durante e depois do sinistro.

Quando ocorre um acidente, o dispositivo irá registar os dados durante os 30 segundos anteriores ao acidente e os 5 segundos posteriores. Toda a informação (anónima) será armazenada apenas em situações muito específicas, sempre com o principal objetivo de apurar causas e responsabilidades em caso de acidente. A “caixa negra” também pode vir a permitir aos fabricantes de automóveis melhorarem a eficiência dos seus sistemas de segurança.

Onde e como funciona?

O EDR deve ser instalado debaixo do banco do condutor e perfeitamente aparafusado ao chassis. O tamanho é semelhante ao de uma bateria portátil e é feito de aço para resistir a impactos mais violentos. No interior encontra-se um sistema de cablagem que está ligado à rede de dados do compartimento de passageiros, bem como aos airbags. Existe também um processador, vários amplificadores e uma memória onde são registados os dados da viagem.

O equipamento não gravará imagens ou áudio. Permitirá apenas o registo de dados da condução, em mais de uma dezena de variáveis: velocidade; a pressão no acelerador ou as rotações do motor; o ângulo de viragem e a velocidade angular em graus; ação dos travões; a duração da aceleração positiva ou negativa; a ativação dos airbags e pré-tensores dos cintos; o uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes; impacto e aceleração longitudinal.