A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 pretende passar uma mensagem de sustentabilidade, quer na organização do evento, quer na consciencialização dos peregrinos para que assumam esta preocupação e atendendo a este objetivo a ERP Portugal/Novo Verde desenvolveram o calculador de pegada carbónica, disponível a todos os peregrinos inscritos.
Esta ferramenta, disponibilizada por estas duas entidades gestoras e resíduos de embalagens e resíduos elétricos, eletrónicos, pilhas e baterias e oferecida à Fundação JMJ, fica acessível através da APP da JMJ Lisboa 2023 e contempla as atividades realizadas deste o ponto de origem até ao último dia da jornada.
Através de um questionário inicial é possível a cada peregrino da JMJ Lisboa 2023, descobrir a sua pegada estimada até ao final do evento.
Com a ajuda do Manual desenvolvido pela ERP PT e Novo Verde, e que estará disponível no site das duas entidades gestoras, o peregrino tem a possibilidade de aprender, melhorar, mitigar ações, por forma a reduzir o seu impacte.“Estas medidas de mitigação permitem uma maior consciencialização ambiental, levando a que cada peregrino adote práticas mais sustentáveis, não apenas na jornada mundial da juventude, mas para o resto da sua vida”, afirmam as entidades envolvidas.
Novo Verde e ERP Portugal juntam-se a “Querido Mudei a Casa” para sensibilizar população para separação e encaminhamento de resíduos
Noutra iniciativa, a Novo Verde e a ERP Portugal apostam na consciencialização da população para comportamentos adequados que contribuam para um planeta mais verde, juntando-se, com este objetivo, ao programa “Querido Mudei a Casa”, da TVI.
“Sendo um programa de renovação de espaços, muitos são os resíduos gerados neste processo de remodelação, não só a nível de embalagens das diversas ferramentas usadas no dia-a-dia da equipa, como também a nível de substituição de eletrodomésticos obsoletos”, explicam as gestoras de resíduos.
“Todos estes resíduos devem ser devidamente recolhidos e encaminhados, e é através da Novo Verde e da ERP Portugal que o programa assegurará este processo e sensibilizará os telespectadores para boas práticas ambientais”, realçam as entidades.
Com presença em 24 episódios no total, transmitidos todos os domingos a partir de dia 9 de julho, a Novo Verde e ERP Portugal pretendem contribuir para a literacia ambiental da população, incentivando a um papel mais ativo nesta matéria.