Camiões elétricos Mercedes-Benz: uma nova era começa

19/07/2023

Os novos camiões elétricos Mercedes-Benz Trucks invadiram o Circuito Internacional do Algarve, para mostrar o compromisso do construtor alemão com as novas necessidades de descarbonização.

Eram nada menos do que cinco Mercedes-Benz eActros um eEconic, este último preparado para o serviço de recolha de resíduos urbanos. Todavia, mais do que apenas mostrar os produtos, esta ação tinha como propósito fundamental revelar um ecossistema de serviços que a Mercedes-Benz Trucks desenvolveu para apoiar os seus clientes nesta fase de transição energética.

Esta proatividade faz todo o sentido, porque as alterações no negócio são muito significativas. Os camiões elétricos Mercedes-Benz têm um preço de aquisição cerca de três vezes mais elevado do que um camião convencional a gasóleo. Além disso, estão, em muitos casos (pelo menos, para já) dependentes da criação de uma infraestrutura de carregamento dedicada, que necessita de investimento, apoio técnico e burocrático.

Mesmo sabendo que a descarbonização da atividade das empresas é imperativo real e — em breve, também uma questão de sobrevivência — se estes desafios puderem ser superados em conjunto, entre construtor e clientes, não há dúvidas de que o processo fica facilitado.

É nesta estratégia que se insere o eConsulting, um serviço dedicado a aconselhar os clientes relativamente à transição energética da sua frota, desde a fase inicial de análise até à sua implementação. Este apoio manifesta-se na escolha do veículo, de acordo com as necessidades específicas da empresa, mas também no estudo da sua rentabilidade, calculada com base na sua vida útil de trabalho.

A Mercedes-Benz Trucks também deu formação a condutores, para que possam aproveitar ao máximo as competências dos novos camiões elétricos, potenciando a eficiência energética e, como tal, o alcance possível com uma carga de bateria.

Carregamento: desafio com soluções

Quanto à estrutura de carregamento, os camiões elétricos Mercedes-Benz beneficiam de todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento que a Daimler Trucks está a desenvolver, juntamente com diversos parceiros. Um dos vetores de desenvolvimento são os carregadores de até 1MW de potência que, no futuro próximo, prometem carregar baterias com capacidades a rondar os 600 kW em menos de meia-hora, nos camiões de médio e longo curso.

Mas, para camiões elétricos de utilização urbana, já existem várias soluções bastante competentes e que ficaram bastante evidentes na presença da Siemens Portugal, com um carregador de 150 kW, que manteve a frota de seis camiões presente em Portimão sempre pronta a rodar.

A Siemens tinha no seu espaço um carregador modelo Sicharge D, um carregador DC ultrarrápido, que recebeu recentemente a certificação MOBI.E e também se encontra preparado para carregar camiões elétricos. Este equipamento é um dos carregadores produzidos na fábrica de carregadores para veículos elétricos que a Siemens Portugal tem em Corroios, no Seixal. Esta fábrica é um elemento-chave do ecossistema para veículos elétricos que a empresa localizou no país e que inclui, para além de capacidade de produção, investigação e desenvolvimento, gestão de encomendas e propostas, service, suporte ao produto e gestão do ciclo de vida dos produtos, entre outros.

eActros, o pioneiro

O eActros é o primeiro camião totalmente elétrico da Mercedes-Benz, concebido para operações de distribuição urbana ou regional. Em Portugal está disponível nas versões eActros 300 e o eActros 400 com packs de baterias de 336 kW ou 448 kW e uma autonomia de até 300 ou 400 km, respetivamente. A Mercedes-Benz Trucks continua a optar por uma solução de módulos de bateria com 112 kWh de capacidade, que podem ser combinados de acordo com as necessidades de alcance de cada empresa. Neste caso, o eActros 300 conta com três módulos, um a menos do que o eActros 400.

Na volta que demos ao lado, foi fácil constatar que este modelo conta com uma cabina espaçosa e confortável. O nosso condutor não poupou elogios à facilidade de condução, mas também à eficiência energética, que consegue ser inferior a 1 kWh por quilómetro percorrido. Bastante impressionante também é a disposição da informação disponível para o condutor, em tempo real, que pode ainda ser acompanhada de ecrãs que substituem os retrovisores exteriores, por exemplo. Muito interessante também é o sistema de recuperação no eActros, bastante potente, devolvendo eletrões à bateria durante a condução, em desacelerações e travagens.

O eActros tem uma capacidade de configuração semelhante à do seu equivalente a gasóleo, incluíndo caixa de carga refrigerada. Existe também em configuração trator.

eEconic, ao serviço da cidade

O eEconic em que dei duas voltas ao autódromo de Portimão é bastante diferente do eActros. Tem uma porta de acesso à cabina semelhante à de um autocarro, para facilitar a entrada e saída da equipa de recolha de resíduos, mas o seu habitáculo, integrado numa cabina baixa, é bastante acolhedor.

Igualmente equipado com vários ecrãs informativos, apresenta um design interior funcional e ergonómico, vocacionado para a eficiência operacional em áreas urbanas.

A versão comercializada em Portugal tem autonomia para 200 quilómetros com uma carga de bateria, apresentando não só as vantagens evidentes de um equipamento urbano com zero emissões locais, mas também o muito baixo ruído de funcionamento.

Tanto o eActros como o eEconic já iniciaram a sua comercialização em Portugal.