O “Campeonato de Portugal de Novas Energias” vai regressar este ano, com a segunda edição. O Campeonato contará com seis provas, mais três do que a primeira edição.
As provas serão disputadas entre maio e novembro, na modalidade de regularidade e com veículos totalmente elétricos.
“Em face do sucesso da estreia, o ano passado, e da consagração dos primeiros campeões nacionais, o campeonato de desporto automóvel com recurso às energias alternativas, que contará uma vez mais com o patrocínio global da Prio e que dará o naming ao Campeonato, tem como promotor o Classic Clube de Portugal (CCP) e assenta numa forte parceria com a UVE”, destaca a organização.
Calendário 2022 do Campeonato
A primeira etapa, a “Rota N2 Electric”, terá lugar nos dias 7 e 8 de maio.
A terceira etapa – “EcoRally Proença-a-Nova” – irá decidir-se no Distrito de Castelo Branco, nos dias 30 e 31 de julho.
Depois, os concorrentes seguem, pela primeira vez, para os Açores, nos dias 3 e 4 de setembro, onde os participantes vão disputar a “III Azores eRallye”.
Em outubro terá lugar mais uma prova nova, o “EcoRally de Lisboa”, nos dias 22 e 23 de outubro.
Em novembro, a ultima etapa do Campeonato, também ela uma novidade, a “E-Rali Sharish – Alentejo Central”, nos dias 18 e 19 de novembro, altura em que serão anunciados os campeões nacionais de 2022.

Aberto a participantes nacionais e estrangeiros este campeonato é inteiramente dedicado a veículos de estrada normais, sendo admitidos apenas veículos BEV (battery electric vehicle).
Carlos Ferraz, responsável de Mobilidade Elétrica da Prio, declara que “a Prio é uma empresa que, desde a sua génese, tem as energias sustentáveis como prioridade e quer continuar a apostar em todas as iniciativas que promovam novas formas de mobilidade e novas soluções de energia. Como a sustentabilidade está no seu ADN, a Prio pretende, com o apoio a esta iniciativa, sensibilizar as pessoas para a questão da mobilidade elétrica, fazendo ver que esta realidade é já uma solução para uma parte substancial das necessidades diárias das pessoas e que, para além disso, os veículos elétricos podem servir também para participar em desafiantes provas de desporto motorizado.”