Para incentivar a adoção de veículos elétricos, as autoridades da província de Ontário, no Canadá, decidiram criar uma tarifa de eletricidade noturna ultrabarata de apenas 2,5 cêntimos de dólar por kWh.
Esta medida, a entrar em vigor em abril de 2023, fará com que o preço por kWh caia 70% em relação ao preço habitual, o que permitirá que o consumo noturno entre as 23h e as 7h se mantenha em apenas 2,3 cêntimos de euro por kWh, feita a conversão da moeda.
De acordo com o Ministro da Energia do Canadá, Todd Smith (na foto de abertura do artigo), “a introdução da tarifa ultra-reduzida à noite ajudará os nossos esforços para tornar a vida mais acessível para as famílias de Ontário. Isso permitirá manter os custos baixos em geral e também oferecer um carregamento acessível para carros elétricos”.
Esse menor custo é possível graças à forte presença de energias renováveis no mix de eletricidade do Canadá, o que significa que o custo noturno é praticamente zero, situação que acaba por se transferir para o cliente que poderá aceder a um preço muito tentador.
A proposta de um novo plano de preço de eletricidade noturno ultrabaixo teria o seguinte enquadramento:
Tarifa ultrabaixas: todos os dias das 23h às 7h
Tarifa de pico médio: dias úteis, das 7h às 16h e das 21h às 23h
Tarifa de pico: dias úteis, das 16h às 21h
Tarifas de fim de semana fora de pico: fins de semana e feriados das 7h às 23h.
E em Portugal?
Em Portugal, o valor das tarifas de energia (€/kWh) depende da potência contratada, mas mesmo num cenário mais económico, no período noturno a tarifa não fica abaixo de 0,16€/kWh.
Ou seja, feitas as contas um EV com um consumo médio de cerca de 20 kWh por 100 km, com esta tarifa ultrarreduzida, custaria apenas 0,46 euros por 100 km para carregar.
Um dado adicional: o mix de renováveis do Canadá é de 67%, semelhante ao de Portugal que foi de 58,5%, de janeiro a março de 2022.