Publicidade Continue a leitura a seguir

Cargueiro autónomo viajou 800 quilómetros sem intervenção humana

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cargueiro com mais de 700 toneladas partiu de Tóquio, no Japão e navegou “sozinho” por mais de 40 horas em alto mar.

Chama-se Suzaku e ficará para a história como a embarcação que realizou a primeira viagem autónoma comercial do mundo. Operado pela empresa israelita Orca AI, o cargueiro conseguiu completar uma viagem de cerca de 800 km sem intervenção humana em 99% do trajeto.

A embarcação atravessou sem sobressaltos a baía de Tóquio, uma das mais congestionadas, para chegar ao porto de Tsu-Matsusaka, na Baía de Ise, em Honshu, principal ilha do Japão. Pelo caminho terá realizado 107 manobras na água durante o percurso em mais de 40 horas de navegação.

Em comunicado, o diretor executivo e co-fundador da Orca AI, Yarden Gross, comentou que “a primeira viagem autónoma comercial do mundo é um marco significativo” e que espera ver grandes empresas de transporte a implementarem tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA) e visão computacional.

O sistema de navegação da Orca AI, projetado para anular os erros causados pelo homem, incorpora 18 câmaras a bordo, deteção, classificação e estimativa de alcance da embarcação em tempo real, com uma visão de 360º, 24 horas por dia. Todas as informações são recolhidas no centro de operações da frota na capital japonesa, a centenas de quilómetros de distância.

O vídeo com uma demonstração em baixo: