Os preços dos automóveis elétricos não baixaram tanto quanto seria desejável e as analises mais otimistas revelam que a paridade de preços entre elétricos e térmicos só será atingida dentro de dois ou três anos. Por outro lado, os veículos movidos exclusivamente a bateria já têm um custo de utilização mais baixo na maioria dos países da Europa, conclui estudo da LeasePlan. Afinal, o que compensa mais: carro a gasolina, Diesel ou elétrico?
De acordo com a edição mais recente LeasePlan Car Cost Index, os veículos elétricos são, atualmente, a opção mais competitiva tendo em conta o seu custo total de propriedade.
O estudo fez as contas ao que custa ter um automóvel em 22 países europeus, assumindo uma quilometragem anual de 30.000 km e tendo em conta os vários custos envolvidos da energia/combustível à depreciação, sem esquecer os impostos, juros, seguros e manutenção.
Para concluir que “apesar da inflação dos preços da energia, os custos de abastecimento continuam a ser significativamente mais baixos para os veículos elétricos do que para os veículos a gasolina e Diesel: os custos de energia representam 15% do custo total de propriedade de um VE, enquanto para os condutores a gasolina e Diesel o valor é de 23% e 28% respetivamente”, diz o estudo.
Carro elétrico compensa mais em Portugal
Segundo a LeasePlan, Portugal é o país onde o veículo elétrico compensa mais face a qualquer outro tipo de motorização térmica, com a despesa mensal do elétrico a ficar até 38% mais baixa.
A análise diz respeito ao segmento dos familiares médios, o mais popular nas frotas de empresas, e conclui que o custo mensal de ter um carro elétrico no nosso país é de 898 euros, muito mais baixo do que a opção PHEV (1.289 euros), com motor a gasóleo (1.364 euros) e a gasolina (1.466 euros).
Entre os modelos de referência estão, por exemplo, o VW Passat e o Peugeot 508, no lado dos motores de combustão, e os elétricos Kia EV6 e Hyundai Ioniq 5.
Já no segmento dos utilitários e B-SUV, de Opel Corsa, VW Polo e Cia., diferenças menores:
Tendência europeia
De acordo com a LeasePlan, em quase todos os países da Europa, o custo dos VE, em quase todos os segmentos, é o mesmo ou mais baixo do que para os veículos a gasolina ou gasóleo, sendo que o custo médio mensal de utilização de um veículo varia muito na Europa – desde 905 euros por mês na Grécia a 1313 euros na Suíça.
“Os VE são a melhor forma de proteger os condutores dos custos dos combustíveis que estão a subir em flecha. Infelizmente, os governos estão a abrandar nos incentivos aos VEs demasiado cedo, mesmo em países com objetivos ambiciosos de emissões zero. Esta atitude de “proibição sem um plano” terá consequências desastrosas na luta contra as alterações climáticas. Precisamos de políticas consistentes a longo prazo, que garantam que o VE seja a escolha mais acertada para todos os condutores”, comentou Tex Gunning, CEO da LeasePlan.