Carro elétrico solar da Sono Motors já está na estrada a cumprir provas de certificação que antecedem o arranque da produção em série.
Na corrida à eletrificação do automóvel, a pequena empresa alemã Sono Motors quer destacar-se do pelotão com uma proposta para fazer a diferença na área da mobilidade ‘verde’: um modelo elétrico, que tem a capacidade de poder carregar-se enquanto se conduz ou mesmo quando está parado ao sol, graças aos painéis solares, com um total de 458 células que estão integradas no capot, no tejadilho e nas portas.
A solução promete aumentar em 34 quilómetros a autonomia da bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP), que não utiliza cobalto, e que, segundo a empresa, evita o risco de se incendiar.
A autonomia anunciada pela start-up alemã, para as versões equipadas com a bateria standart de 54 kWh de capacidade, é de até 305 km, permitindo a opção de carregamento rápido para recuperar até 80 % da carga em 35 minutos. O modelo também está equipado com a tecnologia de carga bidirecional com uma potência de até 11 kW.
Preço será trunfo
A Sono Motors anunciou o início da fase de testes de validação e homologação, com 37 veículos, 16 são carros completos de pré-produção e 21 são estruturas de provas.
A estreia mundial do desenho definitivo do Sion está prevista para o verão, prevendo-se o arranque da comercialização em 2023, com preços a partir de 28.500 euros.
Baterias LFP sem cobalto
As baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), como as que usa o Sono Sion, não são novas, mas começam agora a ser mais habituais entre os grandes fabricantes como a CATL ou a SK Innovation. Entre as vantagens, o preço mais acessível (os seus componentes são mais abundantes do que o níquel e o cobalto, o que torna a sua produção não só mais sustentável, como mais barata) e a segurança: o tipo de material na sua composição também torna as baterias LFP mais estáveis e menos propensas ao fogo.
Isto embora a densidade energética e a potência destas baterias sejam tradicionalmente consideradas inferiores às baseadas com níquel.
Ao contrário do níquel e do cobalto, esta combinação de elementos requer uma temperatura mais elevada para atingir o ponto de escoamento térmico, reação que ocorre quando a bateria produz mais calor do que o que pode descarregar.
Musgo no tablier purifica o habitáculo
A versatilidade é outro trunfo de automóvel que pode também posicionar-se como alternativa credível para o mercado de frotas de empresas. A carroçaria de 5 portas tem habitáculo amplo e desafogado para o transporte de cinco passageiros em ótimas condições de conforto, além mala com avantajados 650 litros, volumetria que pode chagar aos 1250, rebatendo-se os encostos dos bancos traseiros.
Também no interior o carro solar da Sono Motors apresenta uma solução realmente inovadora: numa secção do painel de bordo, junto ao moderno o sistema de infotainment com ecrã de 10’’, os engenheiros aplicaram musgo, que serve para ajudar a purificar o ar no interior do veículo.