M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma nova marca chinesa pretende introduzir no mercado mundial um carro elétrico, preparado para andar exclusivamente nas cidades, e que vai ser construído em impressora 3D, reduzindo bastante os custos de produção. O objetivo é colocá-lo à venda por um preço à volta dos 6000 euros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O carro chama-se LSEV e vai ser produzido pela XEV, da qual não há quase nenhuma informação disponível, mas que aparentemente é uma subsidiária da mais conhecida JAC Motors, um construtor chinês de automóveis ligeiros e veículos comerciais. O construtor chinês vai ter o seu quartel-general em Turim, Itália, não muito longe da Fiat. O processo de construção 3D é fornecido por outra empresa chinesa, a Polymaker, e o design é italiano, da A>T Studio.

Para reduzir o custo de produção, o número de componentes plásticos, incluindo a carroçaria, desce de 2000 para apenas 57, o que vai permitir personalização dos veículos em várias áreas. O carro vai ter motores elétricos, e a XEV anuncia um peso de apenas 450 kg, embora não tenha sido claro se é com ou sem baterias. Estas vão ter energia suficiente para uma autonomia de 150 km e uma velocidade máxima de 70 km/h. A XEV afirma ter já encomendas para 7000 destes veículos, dos correios italianos e da Arval, empresa de leasing automóvel.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.