Desvendado o mistério do automóvel de 1950 achado no jardim durante a quarentena.
É, sem dúvida, uma das melhores histórias desta quarentena! John Brayshaw aproveitou os dias de confinamento para fazer uns pequenos trabalhos de jardinagem no quintal de sua casa, comprada há menos de seis meses, na pacata localidade Heckmondwike, no Reino Unido. Mas o que parecia mais um dia sem história, ganhou contornos de filme. Enquanto revolvia a terra nas traseiras de sua casa, Brayshaw encontrou aquilo que parecia ser um tesouro automóvel: um Ford Popular dos anos 50 estava enterrado no seu jardim.
O homem de 40 anos não descansou enquanto não apurou a origem de tal achado e não demorou a encontrar respostas. E como a notícia da sua surpreendente descoberta captou a atenção dos meios de comunicação britânicos, rapidamente chegou a uma das únicas pessoas que podiam desvendar o mistério do Ford Popular 103e de 1955 escondido debaixo da terra: a viúva do antigo proprietário, hoje com 91 anos.
Mistério resolvido
O velhinho modelo da oval azul apresentava uma matrícula militar, o que alimentou a teoria de poder esconder uma história emocionante de espionagem ou semelhante. Não é o caso. O automóvel pertenceu a um veterano da Segunda Guerra Mundial, Harold Lyles, que residiu na atual casa de Brayshaw até 1987. Muito antes, em 1964, com a ajuda do seu irmão, decidiu enterrar o referido automóvel no seu jardim, em jeito de “cápsula do tempo”, esperando que alguém, muitos anos mais tarde, pudesse ter acesso ao veículo e ao conjunto de objetos da época propositadamente guardados no interior do achado.