São cada vez menos: Carros novos por menos de 20.000€

08/08/2023

Comprar carro novo está cada vez mais… caro. A indústria automóvel foi fortemente atingida pelas ondas de choque da crise sanitária imposta pela covid-19, a que se seguiram uma nova crise com a escassez dos semicondutores e o conflito armado na Ucrânia. Tudo a contribuir para a subida dos preços…

O estudo Observador Cetelem Automóvel 2023, denominado “Ter carro, quanto custa?”, conclui que os compradores de veículos novos são cada vez menos, sendo que 77% dos condutores portugueses consideram que continua a ser possível comprar um carro, mas à custa de mais esforços financeiros. 15% dos cidadãos acredita mesmo que comprar um veículo se encontra reservado apenas a quem tem capacidade financeira.

Uma pesquisa por carros novos até 20.000 € com espaço e versatilidade para o mínimo das exigências de transporte familiar, confirma a tendência de oferta escassa a preços realmente competitivos. Eis as escolhas mais atrativas e recentes no mercado nacional:

Renault Clio, desde 19.400€

O best-seller da marca do losango regressa para mais um capítulo da sua interminável história, com mais de 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O Clio, atualmente na 5.ª geração, foi alvo de um profundo restyling, conferindo ao conjunto um visual muito mais moderno, nomeadamente na grelha dianteira, conjugada com uns grupos óticos mais fluidos e com uma assinatura luminosa que cria o efeito de metades de losango.

São muitos os motores escolhidos para animar o novo Clio. Nem uma variante Diesel fica de fora, mas o acesso à gama faz-se com o TCe 90, com bloco a gasolina de três cilindros e 90 cv de potência, 160 Nm de binário e caixa manual de seis velocidades.

Opel Corsa, desde 19.155€

O renovado Opel Corsa já está disponível para encomenda, com preços de entrada que arrancam abaixo dos 20.000 €, adotando novidades de equipamento e de design bastante relevantes. Em termos de desenho, o Corsa passa a contar também com o conceito Opel Vizor, com um painel preto brilhante a toda a largura da dianteira, a unir os dois faróis, enquanto o portão da bagageira passa a contar com a designação do modelo também a toda a largura.

A bordo, o utilitário compacto da marca alemã passa a contar com novos padrões dos bancos, bem como um novo design do manípulo da transmissão e do volante. No entanto, o destaque vai para o cockpit opcional totalmente digital com novo sistema de infoentretenimento (consoante a variante do modelo). com ecrã tátil a cores de 7 ou 10 polegadas. Sob o capot, a variante de entrada da gama recorre a um motor a gasolina de 75 CV, com um preço a partir dos 19.155€.

Hyundai i10, desde 16.315€

A Hyundai tem já à venda em Portugal a geração atualizada do citadino i10, com imagem muito modernizada e versão de acesso à gama com a motorização 1.0 MPi atmosférica de 60 cv, sendo que a mais potente motorização 1.0 turbo de 100 cv fica apenas afeta à variante desportiva N Line.

Entre as novidades, óticas com distintas assinaturas luminosas LED, com as luzes diurnas agora integradas na também nova grelha frontal em formato favo de mel. As óticas posteriores foram igualmente personalizadas e no pilar lateral traseiro surge a sigla ‘i10’. Também novo é o design das jantes em liga leve de 15”.

No interior, o destaque vai direto para o painel de instrumentos 100% digital e para a integração do monitor tátil de 8” no topo da consola central para controlo das funções de bordo, agora compatível com ligações sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, a interface multimédia integra rede 4G, atualizações OTA (Over the Air), segunda geração de eCall (chama de emergência) e tomadas USB do tipo C quer à frente quer atrás.

Dacia Sandero, desde 12.200€

Não é propriamente um modelo novo, mas sofreu um facelift recente graças à inclusão do novo logótipo e ganhou um visual mais moderno. Propondo uma combinação de acessibilidade com qualidade ajustada ao preço, o Sandero da atual geração é uma grande evolução face ao modelo anterior, sobressaindo pela habitabilidade, funcionalidade e pela tecnologia embarcada de conectividade.

Os 12.200€ são o preço de acesso para a versão SCe de 65 CV no nível de equipamento Essential, que conta já com alguns itens… essenciais, como o cruise control, o painel de instrumentos analógico com ecrã TFT de 3.5″, os sensores de luminosidade, jantes de 15″ (com embelezadores) e rádio DAB com comandos no volante de ligação Bluetooth. A versão Expression, já com o motor TCe de 90 CV acrescenta ar condicionado manual, sistema Media Display com ecrã tátil de 8” e replicação de smartphone, Bluetooth, sensores traseiros de estacionamento e sensores de luminosidade e de chuva. O preço fica também bem abaixo dos 20.000€, com a marca romena a propor este modelo por 15.100€.

Nota ainda para a possibilidade de escolher o Sandero em variante mais aventureira Stepway, por 15.250€, já no nível de equipamento Expression.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.