O carro elétrico solar Lightyear One ainda está longe da sua versão definitiva, mas os seus números são já referenciais. A companhia holandesa acaba de revelar que o seu protótipo mais recente superou os 700 km de autonomia com uma única carga da bateria de 60 kWh.
A prova decorreu em pista, no centro de testes de Aldenhoven, na Alemanha, onde o Lightyear One rolou durante nove horas a uma velocidade de 85 km/h, sem parar para recarregar.
Percorreu exatamente 710 quilómetros, menos 300 menos do que o último recorde do Hyundai Kauai, com uma bateria de capacidade semelhante, embora o SUV coreano tenha rodado a uma velocidade média de apenas 31 km/h.
Segundo os especialistas da Lightyear, o consumo de energia durante toda a prova foi de 137 Wh/km (o Hyundai Kauai com a bateria de 64 kWh anuncia 147 Wh/km), muito por culpa das células fotovoltaicas nos painéis da carroçaria para garantir até 72 quilómetros extra de autonomia só com a luz solar.
Uma série limitada a apenas 946 unidades do Lightyear One entrará em produção na segunda metade de 2022.