Publicidade Continue a leitura a seguir

Carro solar vai custar menos que um Tesla

Publicidade Continue a leitura a seguir

A companhia Lightyear dos Países Baixos já está a aceitar encomendas para o seu segundo automóvel movido a energia solar, concorrente do Tesla Model 3, com um preço abaixo dos 40.000 euros.

A Tesla deixou a concorrência em choque com a atualização recente aos preços dos modelos da gama, reduzindo o preço do Model 3 mais acessível em 10.000 euros (de 54.900 para concorrenciais 44.990 euros), mas o carro solar da Lightyear vai custar ainda menos.

A companhia dos Países Baixos já iniciou a produção do modelo 0 (zero), que vai estar disponível em edição limitada a menos de mil exemplares, por preços que arrancam nos 250.000 euros, antes de impostos. Mas aquele que é um dos carros alimentados a energia solar mais avançados do mundo já tem sucessor destinado ao mercado de massas.

O Lightyear 2 já pode ser encomendado no site da marca, que já registou mais de 21 mil pedidos para o veículo que chegará ao mercado com um preço base abaixo dos 40.000 euros.

O fabricante anuncia uma autonomia superior a 800 quilómetros entre carregamentos, graças ao tejadilho e capot solar, evolução do sistema incorporado no Lightyear 0, que conta com uma uma bateria de 60 kWh, que não sendo enorme, lhe garante uma autonomia em condução real superior aos 1000 quilómetros (com base num dia de trabalho em Amesterdão em percursos a rondar os 50 quilómetros diários). Os painéis solares montados no veículo incrementam a autonomia diária em 70 quilómetros.