Publicidade Continue a leitura a seguir

Carro voador da Embraer vai ter nome de piloto mítico da Fórmula 1

Publicidade Continue a leitura a seguir

Protótipo da Embraer mostra como será feito o transporte de passageiros VIP em carro voadores com nome de lenda brasileira da Fórmula 1.

A fabricante brasileira de aviões Embraer acelera o seu projeto do carro voador que vai permitir retirar trânsito das ruas das grandes cidades. No Rio de Janeiro, a divisão de mobilidade aérea da empresa, a Urban Air Movility (EVE), anunciou que cinco empresas já encomendaram o veículo eVTOL da marca, num total de 435 unidades que começarão a ser entregues a partir de 2026, só no Brasil.

De acordo com a Eve, os seus “carros voadores” a trarão uma redução de custos e de ruído na ordem dos 80% face ao helicóptero. A empresa da Embraer também afirma que o protótipo não emite CO2.

Mas enquanto não se conhecem mais pormenores daquele que será o primeiro avião elétrico de descolagem e aterragem horizontal criado pela Embraer, a terceira maior fabricante mundial de aeronaves revelou que o veículo terá o nome do antigo tricampeão da Fórmula 1, Ayrton Senna.

“O design do eVTOL Eve-Senna é inspirado na visão da marca Senna de ultrapassar os limites, criando produtos com paixão e propósito de uma forma autêntica e futurista. O design, as cores e o interior da aeronave prometem oferecer uma experiência única para sua tripulação”, explicou a construtora aeronáutica em comunicado.

Segundo a Embraer, a associação à Fórmula 1 vai ajudar a inspirar as novas gerações sobre o futuro da mobilidade e acessibilidade.

A marca Senna foi criada pelo próprio piloto brasileiro em 1992 (dois anos antes de morrer num acidente no circuito Enzo e Dino Ferrari, durante o Grande Prémio de San Marino de 1994, quando tinha 34 anos), para que as pessoas e empresas pudessem compartilhar os seus valores com produtos de “qualidade e inovação”.