A União Europeia aprovou na semana passada a obrigatoriedade de possuir um passaporte de baterias para qualquer automóvel elétrico que se venda na Europa.
Cada passaporte vai detalhar a origem dos materiais que a compõem. Esta medida nasce enquadrada de forma conjunto com o novo Regulamento de Baterias da UE, que exigirá que os fabricantes de baterias ou de carros elétricos revelem as emissões de carbono produzidas durante a fabricação dos mesmos… e aumentar gradualmente a utilização de materiais reciclados até 2035.
Trata-se, em suma, de uma medida que procura garantir uma utilização mais sustentável das matérias-primas e tratar de dar a conhecer as cadeias de fornecimento dos materiais utilizados nas baterias, que atualmente são pouco claros.
Como será o passaporte de baterias?
Este documento deverá facilitar ao responsável pela bateria, seja o fabricante do carro ou o produtor da bateria ou até o fornecedor. Espera-se que a emissão deste documento tenha um custo entre 8 e 15 euros a somar ao preço da bateria.