Apostar todas as fichas nos elétricos ainda acarreta desafios, nomeadamente no que respeita à sua componente estradista.
A tecnologia de baterias é a que faz mais sentido em utilização urbana, nas voltas de todos os dias. O problema muitas vezes surge quando é necessário exigir mais das suas credenciais familiares, por exemplo numa viagem mais longa por autoestrada rumo ao destino de férias. A autonomia continua a ser dos temas mais debatidos relativamente aos automóveis elétricos.
De acordo com alguns especialistas, não está muito distante o surgimento de uma bateria capaz de assegurar 1000 km com um único carregamento. Mas os valores médios atuais são ainda consideravelmente mais baixos, pelo que a velocidade de carga passa a ser um dos elementos mais importantes para quem viaja de automóvel elétrico. E estes são os modelos que o vão fazer demorar menos no posto de carregamento, de acordo com um estudo da associação espanhola de defesa dos consumidores.
Marca e modelo Autonomia após 30 minutos de carga
Hyundai Ioniq 6 77 kWh 440 kmHyundai Ioniq 5 77 kWh 370 km
Mercedes EQS 450+ 365 km
Mercedes EQE 350 345 km
Kia EV6 77 kWh 320 km
BMW IX xDrive 50 300 km
BMW i4 eDrive 40 300 km
Polestar 2 LR Single Motor 285 km
O tempo de carga varia de acordo com a potência de carregamento admitida por cada veículo e a disponibilizada pelo carregador.
Fonte: OCU