Carros funerários: como são? Caraterísticas e história

26/03/2024

Embora seja fácil reconhecer um carro funerário, poucos sabem como é a sua estrutura ou qual é a sua história, por isso, aqui ficam algumas respostas.

O carro funerário, veículo emblemático da cultura dos mortos, tem sido uma constante nas cerimónias de despedida desde os primórdios do automóvel. Com origem nos tempos em que os veículos puxados por cavalos eram a norma, estes carros foram concebidos especificamente para transportar o… morto. Ao longo dos anos, evoluíram em termos de design e funcionalidade, adaptando-se às necessidades e estilos de cada época.


Apesar do papel vital que desempenham na tradição funerária, o seu design, estrutura e caraterísticas únicas raramente são analisados em profundidade, provavelmente devido à sensibilidade do assunto. No entanto, este texto tem como objetivo esclarecer as origens, a evolução e as características distintivas dos carros funerários.

Estrutura de um carro funerário
A parte da frente de um carro funerário assemelha-se geralmente à de uma berlina ou carrinha, destinada ao condutor e aos seus acompanhantes. A principal diferença reside na parte traseira, modificada para albergar o caixão e os arranjos florais, que são fixados por suportes metálicos.
Embora não seja comum em Portugal, em algumas culturas são acrescentados elementos adicionais, como sinos ou sirenes, para homenagear o falecido. A parte traseira pode ser de vidro, permitindo ver o caixão, ou totalmente metálica, consoante as preferências de cada serviço.

Tipos de carros funerários
Os carros funerários assumiram várias formas ao longo da história, refletindo as modas e as tecnologias das respetivas épocas. Desde carruagens do século XVIII, passando por modelos especializados para bebés, até peças de engenharia como o Hispano Suiza de 1920 ou o Buick Riviera Special, cada modelo conta uma parte da história destes veículos únicos.


História do carro funerário
A tradição dos carros funerários teve origem na Inglaterra do século XVI, onde eram utilizadas carruagens puxadas por cavalos. Esta prática rapidamente se estendeu à América e continuou a evoluir até ao aparecimento dos primeiros carros funerários motorizados no início do século XX. Estes veículos combinavam a grandiosidade das carruagens vitorianas com uma nova preocupação de sobriedade e elegância.


Utilização específica dos carros funerários
Para além da sua função tradicional, os carros funerários encontraram um nicho entre os colecionadores e entusiastas que os utilizam para fins tão diversos como o transporte de objectos volumosos ou como uma expressão pessoal de estilo. Embora estas utilizações alternativas tenham gerado inicialmente algum debate, revelaram-se práticas e ganharam aceitação ao longo do tempo.

Um vislumbre da vida com um carro funerário
As anedotas e experiências dos proprietários de carros funerários oferecem um vislumbre da vida com estes veículos únicos. Embora a menção a um carro funerário possa evocar sentimentos de tristeza, a sua rica história e adaptabilidade refletem uma faceta fascinante da inovação e da cultura humanas.
Ao explorar a história e as caraterísticas dos carros funerários, podemos apreciar não só a sua importância na tradição dos mortos e dos funerais, mas também o seu lugar na história do design de veículos e da criatividade cultural.