Há quem acredite que a mobilidade do futuro passa pelos carros-voadores, mas aposta agora é em automóveis que levitam nas estradas para poupar reduzir o consumo de combustível.
A tecnologia do tipo maglev já a ser testada num protótipo na China, por uma equipa de engenheiros Universidade Southwest Jiagotong.
De acordo com os dados disponíveis, o veículo com um peso total de mais de 2,8 toneladas é capaz de levitar a 3,5 centímetros do asfalto, graças ao sistema magnético que incorpora uma série de eletroímans permanentes. Na pista de testes utilizada foram instalados previamente os railes, solução que as autoridades de Transportes da província chinesa de Jiangsu também aproveitam para estudar com vista à sua utilização massiva no futuro.
O conceito Maglev de levitação magnética, por forças atrativas e repulsivas através do uso de supercondutores, não é novidade nos transportes, sendo usada há vários anos, por exemplo, nos comboios rápidos, que graças à tecnologia conseguem atingir velocidades bastante elevadas, com relativo baixo consumo de energia.
Como pode ver-se nas imagens dos testes, a sua aplicação em automóveis tem um longo trajeto pela frente. Mas é mais um caminho…