Esqueça as questões de segurança e relativas ou à destruição de empregos, a polémica agora em torno dos automóveis autónomos é de cariz… sexual!

A vida dentro de um automóvel vai mudar quando os carros passarem a ser autónomos e permitirem mais tempo livre para nos dedicarmos a outras atividades durante a viagem, deixando de haver necessidade de estar atento ao trânsito: trabalhar, ver um filme um filme, dormir… ou fazer sexo dentro do automóvel em movimento. Que, ao que tudo indica, já é uma tendência que está a preocupar as autoridades nos Estados Unidos da América, onde os veículos autónomos da Cruise estão, alegadamente, a servir como motéis rolantes.

Em entrevista ao “The San Francisco Standard”, quatro clientes desta empresa da General Motors, que já está a disponibilizar o serviço de táxi sem condutor em alguns circuitos da cidade de São Francisco desde 2022, confessaram já ter praticado sexo durante uma viagem a bordo dos veículos da Cruise, em mais do que uma ocasião. «Não tens ninguém ao volante a dizer-te que não o podes fazer», comentou um dos entrevistados.

A Cruise opera cerca de 300 veículos em trajetos noturnos naquela cidade, enquanto a Waymo, empresa da Google, tem também uma frota 250 táxis autónomos ao serviço.

Câmaras no interior não preocupam

De acordo com a mesma fonte, nenhum dos entrevistados desconhecia que os veículos em causa estão equipados com sistema de segurança que inclui câmaras que monitorizam o habitáculo. “O facto de estarmos a fazer isso em público, o próprio tabu de ser errado faz com que seja mais divertido e excitante”, afirmou outro cliente deste serviço de táxis robô.

Em 2019, um estudo publicado no jornal científico Annals of Tourism Research recentemente falou sobre a emergência de novos serviços relacionados com veículos autónomos, incluindo serviços de cariz sexual, que iriam acabar com os “distritos de luz vermelha” nas cidades.

De acordo com aquela previsão, quem quiser ter relações sexuais num automóvel, poderá tê-lo com qualquer pessoa. E como não vai ser necessário visualizar o condutor, a privacidade dos ocupantes vai ser garantida escurecendo todas as superfícies vidradas do automóvel, enquanto novas configurações do habitáculo vão tornar os momentos íntimos mais confortáveis.