Cemitérios de carros elétricos impressionam. O que fazem ao abandono?

23/08/2023

Centenas de carros elétricos abandonados na China. São mais imagens impressionantes que constam de um trabalho do canal do YouTube Inside China Auto, que se dedicou a explorar um destes cemitérios de automóveis e perceber a razão pela qual se amontoam os veículos abandonados em algumas regiões. Estima-se que sejam mais de 10.000 unidades.

Agora, o problema é o verdadeiro motivo por trás destes cenários desoladores. Vários analistas consideram que o os aterros de carros elétricos são o resultado de uma política agressiva de incentivos por parte do governo da China à venda e à produção de modelos elétricos, de forma a acelerar fortemente a mudança do paradigma da mobilidade no país. De tal forma que os modelos de primeira geração que inundaram o mercado muito rapidamente ficaram ultrapassados e pouco atrativos para os consumidores locais, tanto em matéria de autonomia como na dotação de equipamentos e tecnologias.

Usados e inúteis

Contudo, o autor do vídeo viral, numa análise mais detalhada, chega a uma conclusão bastante diferente: estes não são EV novos, a maioria tem cinco a seis anos e bastante uso, apresentando sinais de desgaste. Trata-se de uma frota imensa de veículos partilhados que foram retirados das grandes cidades chinesas.

De acordo com a Inside China Auto, em 2016 houve uma bolha de bicicletas elétricas partilhadas que foi rapidamente copiada pelos serviços de aluguer de veículos elétricos de curta duração. Mas, tal como nos Estados Unidos, o negócio fracassou, devidos aos custos elevados, à abundância de alternativas mais acessíveis e também a algumas questões de ordem prática, como a obrigatoriedade em estacionar o carro no final do trajeto, em locais de difícil acesso e pagos.

O fecho destas empresas e o rápido avanço da indústria automóvel chinesa deixaram centenas de carros elétricos na China ao abandono num campo.