Cepsa vai instalar carregadores ultrarrápidos nos seus postos de abastecimento

23/03/2024

O Instituto de Crédito Oficial (ICO) concedeu à Cepsa um empréstimo de 150 milhões de euros para instalar carregadores ultrarrápidos e promover a mobilidade elétrica em Portugal e Espanha.

 

O Instituto de Crédito Oficial (ICO) concedeu um empréstimo verde à Cepsa, no valor de 150 milhões de euros, para financiar parcialmente a instalação de carregadores ultrarrápidos nos seus postos de abastecimento e promover a mobilidade de veículos elétricos em Espanha e Portugal.

Desta forma, a empresa energética promove a eletrificação e descarbonização da mobilidade rodoviária, acelerando a transição para um modelo mais sustentável.

De acordo com o CEO da Cepsa, Maarten Wetselaar: “O apoio do ICO é um impulso para continuarmos a desenvolver uma extensa rede de carregamento ultrarrápido nos nossos postos de abastecimento em Espanha e Portugal, o que incentiva a procura por parte dos utilizadores, permitindo-lhes fazer viagens interurbanas em veículos elétricos sem que o tempo de carregamento atrase as suas viagens. Na Cepsa, apostamos no carregamento ultrarrápido para tornar a mobilidade elétrica uma realidade”.

cepsa

O presidente do ICO, José Carlos García de Quevedo, explicou que “esta operação se insere na estratégia do ICO, que dá prioridade ao financiamento de projetos que geram um impacto social e ambiental positivo. O empréstimo concedido à Cepsa representa um novo passo nesta linha de trabalho, apoiando a mobilidade sustentável e a implantação de infraestruturas acessíveis a todos os cidadãos”.

O financiamento do ICO permitirá que a rede de carregamento ultrarrápido desenvolvida pela Cepsa disponha de pontos de carregamento de 150 kW e 300 kW localizados em todos os principais corredores e estradas de Espanha e Portugal. A empresa tem atualmente mais de 130 pontos de carregamento ultrarrápido instalados e está a avançar no desenvolvimento de mais 330 pontos e na sua instalação.

O seu objetivo para 2030 é ter este tipo de carregador na maioria dos seus postos de abastecimento.

A transação é classificada como um “empréstimo verde”, em conformidade com os Green Loan Principles (GLP) da Loan Market Association (LMA). Este empréstimo vem juntar-se ao financiamento de 150 milhões de euros concedido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) no final de 2023, que permitirá à Cepsa realizar um investimento estimado em 300 milhões de euros no período 2023-2026.