ChatGPT passa a estar presente nos modelos Peugeot

31/01/2024

A tecnologia ChatGPT vai chegar a toda a gama de veículos de passageiros e comerciais ligeiros da Peugeot. Já vimos como funciona.

 

Depois do E-Lion Day de 2023, a Peugeot repetiu a iniciativa, com uma transmissão online, na qual deu a saber um conjunto de novidades, com um especial enfoque na mobilidade elétrica.

O Welectric acompanhou esta emissão, na qual a marca do Grupo Stellantis avançou com três novidades principais.

ChatGPT no i-Cockpit

A principal novidade é a disponibilização da tecnologia ChatGPT em toda a gama de veículos de passageiros e comerciais ligeiros da Peugeot, elétricos incluídos. Este serviço, que no seio do Grupo Stellantisn tinha sido colocado na DS Automobiles (desde outubro de 2023), estará disponível inicialmente em cinco mercados-piloto (França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Itália). Ainda que Portugal não faça parte destes cinco mercados de arranque, a presença do ChatGPT nos Peugeot será alargada aos outros mercados a partir do segundo semestre de 2024.

Na transmissão online, a Peugeot fez uma demonstração do funcionamento do ChatGPT no automóvel. Este modelo de inteligência artificial generativa é integrado no Peugeot i-Cockpit e, através do assistente de voz Ok Peugeot, torna-se num interlocutor capaz de responder a inúmeras perguntas e pedidos sobre os mais variados tipos de temas.

No exemplo dado pelo fabricante francês, a conversa a certa altura versou a pintura, com o ChatGPT a responder a questões que lhe foram colocadas sobre Pablo Picasso e a indicar a rota para o Museu Reina Sofia, em Madrid, onde está esta obra.

“A partir do momento em que o assistente de voz Ok Peugeot é ativado, basta formular verbalmente o pedido e o ChatGPT dá uma resposta bastante abrangente. A inteligência artificial generativa tanto pode dar respostas a perguntas específicas, como referir quais os monumentos a visitar numa cidade, apresentá-los e levar os condutores até eles, num processo coordenado com o sistema de navegação, como ainda animar as viagens através da interação com os ocupantes do veículo, dando rédea solta à sua criatividade”, explica a marca.

Dois novos elétricos este ano

Em 2024, a gama 100% elétrica da Peugeot ver-se-á enriquecida com dois novos modelos: E-408 e E-5008. O construtor ficará, assim, com uma gama totalmente elétrica composta por nove veículos de passageiros (E-208, E-2008, E-308, E-308 SW, E-3008, E-Rifter, E-Traveller, E-408 e E-5008) e três veículos comerciais ligeiros (E-Partner, E-Expert e E-Boxer).

8 anos de garantia

Uma terceira novidade apresentada prende-se com a Peugeot passar a propor aos clientes do novo E-3008 o “Peugeot Allure Care”, um programa de garantia que cobre o motor elétrico, o carregador, o grupo motopropulsor e os principais componentes elétricos e mecânicos até 8 anos/160.000 km.

O “Peugeot Allure Care” vem juntar-se à garantia específica oferecida pela marca para todas as baterias dos seus veículos elétricos, também ela válida por um período de 8 anos / 160.000 km, “permitindo cobrir a totalidade do veículo”, segundo o fabricante.

A cobertura Peugeot Allure Care é ativada automaticamente por um período de dois anos ou 25.000 km após cada manutenção efetuada na rede oficial da marca.