Chevrolet Camaro Turbo Z, o último modelo produzido por Don Yenko

27/03/2024

Don Yenko era um piloto que geria o concessionário Yenko Chevrolet, na Pensilvânia, conhecido por transformar vários modelos da marca americana tanto para competição, como para estrada, aumentando-lhes a performance e o desempenho, em pé de igualdade com Carroll Shelby. Iniciou o seu percurso com alterações nos modelos Corvair, seguido dos Camaro e Chevelle. Estes eram equipados com os melhoramentos COPO, ou seja, Central Office Production Order da Chevrolet.

1981 foi o último ano em que Don Yenko produziu automóveis, neste caso o Chevrolet Camaro Yenko Turbo Z do qual apenas 16 exemplares foram concebidos, tendo por base o Camaro Z28. Como o nome indica, estes modelos estavam equipados com sobrealimentação por via de um turbo da Turbo International, produzindo uma potência de cerca de 250cv extraídos do motor V8 de 5,7L de cilindrada. Além do turbo, o motor recebia também um sistema de aquecimento do combustível, assim como injecção de água para admissão.

Yenko subiu ainda mais a parada e produziu três exemplares que designou de Camaro Yenko Turbo Z Stage II, os quais para além das alterações mecânicas, viam ser-lhes adicionados amortecedores Koni, casquilhos de poliuretano da Guldstrand, jantes bipartidas Weld, bancos em pele Kamp e um volante Racemark.

Presente neste artigo está um dos raros Camaro Yenko Turbo Z Stage II produzidos que chegou até aos dias de hoje num estado praticamente igual a novo. No passado dia 6 de Janeiro foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela Mecum em Kissimmee, sendo arrematado por 66 mil dólares, o equivalente a cerca de 60 mil euros.

19
1
2
3
4
6