M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A indústria automóvel da China ficou com a fama de copiar descaradamente o visual de muitos automóveis europeus e americanos, lançando depois no mercado réplicas com aparências semelhantes mas com qualidade mecânica bem inferior. Por isso, fazer uma cópia de um Rolls-Royce não seria muito difícil. Mas a China quer mesmo ter um carro capaz de rivalizar com o melhor que a marca britânica faz.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Até há três meses, o responsável pelo visual da Rolls-Royce era Giles Taylor, mas o designer britânico saiu da marca britânica sem dizer para onde aí. Agora, o primeiro construtor automóvel chinês, a FAW, anunciou que Taylor é a sua nova contratação, colocando-o como responsável por desenvolver o visual dos próximos modelos da HongQi, uma das suas muitas marcas, cujo nome significa “bandeira vermelha”.

A HongQi começou em 1968, e o seu primeiro automóvel foi desenvolvido para transportar a elite dos políticos chineses, bem como chefes de estado visitantes. Na altura, era uma cópia do Chrysler New Yorker Town & Country de 1956, de onde retirou o estilo dos faróis e da grelha (embora a marca diga que esta inspirada num leque chinês). Durante algum tempo, construiu uma versão longa do Audi 100, construído sob licença. Em 2005, lançou a versão atual do seu topo de gama, o HongQi L5, que recuperou o visual do carro chinês original, e que atualmente é o carro oficial do presidente da República Popular da China.

Com mais de 5,5 metros de comprimento total, o HongQi L5 tem um habitáculo espaçoso com decorações inspiradas na filosofia estética chinesa de “um círculo dentro de um quadrado”. Quem viaja no banco traseiro tem dois ecrãs, nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, controlados por um ecrã tátil no encosto de braço. Invulgarmente, a FAW desenvolveu para o L5 o seu próprio motor V12, o único do género criado na China. Com 6 litros de cilindrada, tem apenas 408 cv de potência e está limitado a 210 km/h, mas é silencioso e a sua potência está distribuída às rodas por um sistema de tração integral.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.