A indústria automóvel inspira-se frequentemente na natureza, das garras do leão aos nomes de felinos, até às mais intrincadas soluções de biodesign, que replica características do mundo animal para melhores resultados aerodinâmicos ou outros. Foi o que fizeram os chineses da Chery Automobile com este seu recente protótipo, inspirado no atum e desenhado com recurso a Inteligência Artificial.

O resultado é aquele que anunciam como o automóvel mais aerodinâmico do mundo na atualidade, com um valor de 0,168 de coeficiente aerodinâmico, superando o anterior recorde do Mercedes-Benz Vision EQXX (cx de 0,17).

O atum, mais especificamente a barbatana dorsal que utiliza para ganhar velocidade quando se desloca nos mares, foi o modelo seguido para o design da carroçaria e vários apêndices aerodinâmicos, com base em milhares de simulações.

O protótipo só não ultrapassou as melhores marcas no túnel de vento de todos os tempos, com projetos como o Volkswagen ARVW, com Cd de 0,15 na década de 1970, ou o Ford Probe V de 1985, com valor ainda mais baixo de 0,137!

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.