Chrysler Valiant Charger, o raro muscle car australiano

22/03/2024

Tal como afirma o título, o Chrysler Valiant Charger é um muscle car produzido pela Chrysler Australia entre 1971 a 1978. Era também a versão coupé de duas portas da berlina Chrysler Valiant, construído sobre a plataforma A-body, a mesma do Dodge Dart.

A primeira geração do Valiant Charger – conhecida internamente por VH – esteve em produção durante dois anos, entre 1971 e 1972, e encontrava-se disponível em quatro versões: o Charger, o Charger XL, o Charger R/T (estes com motores de seis cilindros em linha), e o Charger 770, com motor V8.

Apesar do Valiant Charger R/T estar equipado com o motor de seis cilindros em linha, era o modelo mais desportivo da gama, seguindo a linha dos modelos americanos. Com o Charger R/T era possível adquirir o opcional E37, também conhecido por Six Pack, que consistia na adição de três carburadores duplos ao motor, sendo este a base dos automóveis de competição. Com esta alteração, o motor de 4,3L de cilindrada passava a debitar 302cv, fazendo com que fosse um dos mais potentes seis cilindros à venda no mercado, na época. Acoplado ao motor vinha de série uma caixa manual de três velocidades.

Presente neste artigo está um Chrysler Valiant Charger R/T E37 de 1971, sendo um dos 134 exemplares produzidos com o opcional Six Pack nesse ano e um de apenas quatro exemplares desta série pintados de branco. Tem o selo SOA (Special Order Aproved), o que julgamos comprovar tratar-se de uma encomenda especial, e está equipado com diferencial autoblocante de relação 3.23.

No passado dia 27 de Dezembro de 2023 foi levado a leilão, através da plataforma Collecting Cars, sendo vendido por 101.099 dólares australianos, o equivalente a cerca de 61 mil euros.

 
19
20
1
2
3
4
5
6