Nação de bicicletas e de ciclovias, os Países Baixos estão a experimentar implementar ciclovias solares como forma de alargar a geração de energia renovável.
Recentemente foram instaladas duas destas infraestruturas nas províncias de North Holland e North Brabant, cada uma das quais com 1000 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, sendo o primeiro projeto desta escala na Holanda.
A sua construção esteve a cargo do grupo Colas, através da sua empresa Wattway, em conjunto com a construtora local BAM Royal Group.

A Wattmay utilizou um novo tipo de painel solar sólido: tem alguns milímetros de espessura, mas com a resistência necessária para suportar a passagem de bicicletas, graças a um substrato multicamadas composto por resinas e polímeros. Além disso, são translúcidos o suficiente para que os raios solares possam passar e assim gerar a energia necessária.
A empresa holandesa garante que estes painéis proporcionam às bicicletas a mesma aderência que as estradas convencionais, já que não são lisos como os comuns painéis fotovoltaicos.
A Wattway irá monitorizar e manter estas estradas durante os próximos 5 anos, também com vista ao aperfeiçoamento da sua tecnologia.