A iniciativa da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) pretende promover a adoção de comportamentos mais seguros na estrada, sobretudo no que diz respeito à utilização de cinto de segurança em todos os lugares do automóvel, o uso correto dos sistemas de retenção, mas não só.
De acordo com a ANSR, os “estudos científicos demonstram que numa colisão a 50 km/h, uma pessoa sem cinto é projetada exercendo uma força de duas toneladas, podendo causar trauma grave nos ocupantes do veículo, em particular os da frente. Numa colisão frontal à mesma velocidade, uma criança pode sofrer lesões equivalentes a uma queda de um terceiro andar. Está igualmente comprovado que o uso do capacete devidamente apertado e ajustado reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente”.
Na última campanha realizada entre 8 a 14 de setembro de 2020, as autoridades fiscalizaram 41.150 veículos tendo registado 1.180 infrações relativas à não utilização dos dispositivos de segurança, numa média de 169 infrações por dia.
Alguns pontos onde vão estar postos da campanha inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021:
– Rotunda da Cadeia (interceção da Avenida Dr. Gordinho Moreira com a Avenida Calouste Gulbenkian), em Faro, no dia 24 de junho, às 9h00– Dia 25 de junho, às 9h00: EN260, Km 0, Rotunda da Força Aérea, em Beja
– Dia 28 de junho, às 9h00: Rua Vitorino Fróis, nas Caldas da Rainha
