Publicidade Continue a leitura a seguir

Circula em Barcelona autocarro a hidrogénio com assinatura portuguesa

Publicidade Continue a leitura a seguir

A frota da TMB (Transports Metropolitans de Barcelona) já tem em circulação um autocarro CaetanoBus H2.City Gold, movido a hidrogénio verde.

A CaetanoBus produz em Vila Nova de Gaia o autocarro elétrico movido a hidrogénio verde H2.City Gold. A TMB (Transports Metropolitans de Barcelona) encomendou oito veículos deste modelo e o primeiro já está em circulação na cidade espanhola.

A Iberdrola é a responsável pela produção do hidrogénio verde que alimenta o motor elétrico deste autocarro português.

Em nota de imprensa, a CaetanoBus esclarece que “esta é a primeira vez que este tipo de energia renovável é gerada em Espanha para uso comercial e com capacidade para frotas de autocarros, razão pela qual a TMB e a Iberdrola são pioneiras na descarbonização da mobilidade urbana coletiva. O Plano Estratégico 2025 da TMB prevê a incorporação de 508 autocarros zero-emissões, dos quais 233 elétricos e 46 movidos a hidrogénio”.

Depois de Madrid, é a vez de Barcelona incorporar na sua frota um autocarro Caetano H2.City Gold. Recorde-se que foi desenvolvido numa parceria com a Toyota, num esforço conjunto de incorporação da tecnologia Fuel Cell num autocarro.

O veículo foi apresentado ao mercado em 2019 e as primeiras unidades comercializadas em 2020. Em 2021, o H2.City Gold, e o irmão de frota e.City Gold, 100% elétrico, receberam o co-branding da Toyota, num importante passo para a marca portuguesa, reconhecida pelos seus avanços em matéria de mobilidade limpa.

O H2.City Gold caracteriza-se pela sua modularidade, autonomia e elevada lotação, segurança e simplicidade de utilização. Disponível nas versões LHD e RHD com 2 ou 3 portas, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano. A lotação máxima é de 64 passageiros e possui um motor siemens síncrono de ímanes permanentes (180 kW).