Citroën AMI, Mahindra ou Sinclair, qual será o mais rápido (ou menos lento…!) no quarto de milha?
O recorde para carros de produção no quarto de milha (0 a 402,3 metros) está em incríveis 8,62 segundos e pertence ao superdesportivo elétrico de 1914 cv e 2360 Nm de binário, Rimac Nevera.
O que os britânicos do canal “What Car?” quiseram saber foi, exatamente, o contrário: quanto demorariam os carros mais lentos do mundo a cumprir esta mesma medição de referência?
Assim, na “drag race” que vai ver medem forças um Mahindra e2o, um Sinclair C5 e o fenómeno de popularidade recente Citroën Ami, três alternativas de mobilidade urbana de épocas distintas e que dão todo um novo significado à máxima “devagar se vai ao longe”.
De um lado, o Mahindra e2o, pequeno veículo alimentado por uma bateria de 15,5 kWh e com um motor elétrico que produz 42 CV de potência, anunciando autonomia para 120 quilómetros e 101 km/h de velocidade máxima.
O Sinclair C5 vem de outro tempo. Lançado em 1985 por Clive Sinclair, pioneiro dos computadores pessoais, este modelo podia ser conduzido no Reino Unido por pessoas a partir dos 14 anos e dispunha de um motor elétrico teria de ser limitado aos 250W e 0.33cv às 3.300rpm, para apoiar os pedais tradicionais de bicicleta, principalmente nas subidas… Podia atingir uma velocidade máxima de 24km/h e uma autonomia de 32km.
Mais conhecido entre nós, o Citroën Ami, quadriciclo com uma bateria de 5,5 kWh de capacidade, que alimenta um motor elétrico de 8 CV capaz de acelerar a 45 km/h.
Qual é o mais rápido (ou menos lento…) no quarto de milha?