A nova berlina elétrica anti-Tesla da BYD vai estar disponível no final de junho para o mercado chinês e chegará à Europa pouco depois.
O BYD Han será, a partir de junho, a alternativa ‘caseira’ ao Model3 que a Tesla já produz na China. Mas a berlina de luxo 100% elétrica será também ponta de lança da estratégia da marca para intensificar a sua aposta no mercado europeu, ao lado do recém-apresentado doTang EV600, um SUV elétrico que começará brevemente a ser comercializado na Noruega, para mais tarde chegar a outros países do Velho Continente.
O Han estará disponível em versões de duas e quatro rodas motrizes. Na base da gama estará uma versão de tração dianteira com motor elétrico de 222 cv e duas opções de bateria, com 65 e 77 kWh, oferecendo autonomias para 506 e 605 quilómetros, respetivamente. A segunda variante, com tração integral e dois motores elétricos, um no trem dianteiro com 222 cv, outro atrás com 272 cv, está mais focada nas prestações (terá menos 50 km de autonomia), anunciando 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
Entre as vantagens competitivas do Han está um sistema inteligente de assistência ao condutor, ‘DiPilot’, apoiado na tecnologia 5G da Huawei, e a inovadora bateria de fosfato de ferro e lítio ‘Blade Battery’, disponível numa enorme variedade de tamanhos e capacidades. A marca anuncia ganhos no aproveitamento do espaço graças ao design em forma de lâmina destas baterias, que permitem carregamentos entre 30 e 80% em 25 minutos.
A BYD revelou que o preço recomendado do seu novo sedan para o mercado europeu deve estar entre os 45.000 e os 55.000 euros.