Coldplay: A invejável coleção de carros do baixista Guy Berryman

28/08/2022

Baixista de Coldplay é um “petrolhead” à antiga, apaixonado por automóveis, restaura clássicos e coleciona desportivos.

Estrondoso sucesso de bilheteiras em Portugal, os Coldplay fazem da sustentabilidade um estilo de vida, garantindo até que, enquanto a sua digressão mundial da banda tiver “uma pegada carbónica significativa”, tudo farão para compensar essas emissões, desde o apoio aos projetos de reflorestação (prometem plantar árvores por cada bilhete vendido), energias renováveis e captura de CO2. Mas, no grupo de quatro britânicos, há um “petrolhead” à antiga: Guy Berryman, o baixista dos Coldplay, é apaixonado por automóveis, adepto dos restauros de carros clássicos e proprietário de coleção respeitável de modelos desportivos.

De acordo com a imprensa britânica, a paixão de Berryman por automóveis vem de criança, muito influenciado pelo seu pai. O músico estudou engenharia mecânica na Universidade de Londres, onde, aliás, conheceu Chris Martin, Jon Buckland e Will Champion, os outros integrantes dos Coldplay. E, atualmente, além de restaurar e colecionar automóveis, também tem a seu cargo a direção criativa da prestigiada revista de motor trimestral “The Road Rat”.

Depois de 25 anos de sucessos no mundo da música, Berryman foi podendo aumentar o número de automóveis colecionáveis na sua garagem, desde o inimitável Citroën SM ao Lancia Flaminia, e com os Porsche em clara maioria: além de um raro 914/6, é dono de um Porsche 911S de 1967, um exemplar de 1968 do 911 e de um Porsche 356 Zagato, que o próprio recolheu na sede do preparador italiano, em Milão, com o amigo Magne Furuholmen, da banda norueguesa “A-ha”, numa viagem especialmente atribulada, debaixo de chuva, pelos Alpes franceses.

Eis a visita guiada à sua garagem em vídeo:

Ainda, no vídeo abaixo, a entrevista que concedeu a convite da Lamborghini, a propósito do Miura que levou para restauro e da ligação que também tem à marca de Sant’Agata Bolognese.