Colecção Lopresto: Uma garagem italiana inacreditável

29/03/2024

Ao atravessar o portão da garagem deste coleccionador encontram-se modelos únicos de diversas marcas italianas como a Lancia, a Fiat, a Alfa Romeo e muitas outras pequenas empresas de automóveis. O coleccionador de automóveis Corrado Lopresto reuniu alguns dos melhores exemplares de origem italiana.

Como não é possível, num só artigo, dar destaque aos mais de 150 automóveis da colecção Lopresto vamos dar ênfase a apenas alguns modelos.

O primeiro automóvel a captar o olhar é um Alfa Romeo 1750 GS Spider Aprile de 1931 branco, uma visão de que se destaca pela sua cor, engenharia e design italiano, no meio de todos os outros exemplares.

Este modelo é mais do que um exemplar digno de um museu, é uma preciosa peça de história automóvel com um pedigree de corrida, sendo a sua mais recente participação na Mille Miglia de 2018 com Corrado Lopresto e o seu filho Duccio.

De seguida vamos falar de dois Alfa Romeos, que apesar de serem diferentes ambos foram construídos a partir do chassis e do motor do Alfa 6C 2500 SS. A diferença entre eles é o design e trabalho realizado na carroçaria. Um dos exemplares foi construído pela Pininfarina, em 1949, enquanto que o segundo foi um modelo da Bertone, em 1942.

A “berlinetta” da Pininfarina foi encomendada pelo nobre Giovanni San Giorgio Gualtieri de Catania em 1949 e é, talvez, o primeiro automóvel no mundo a estar equipado com faróis duplos.

O exemplar da Bertone foi, originalmente, adquirido por um concessionário em Como, Itália antes de se deslocar para a Suíça e mais tarde para os Estados Unidos da América antes de finalmente regressar a casa onde sofreu um restauro.

Escondido num canto da exposição encontra-se um Lancia extremamente raro, um “Double Phaeton” de 1908, com 12cv de potência este é o Lancia mais antigo do mundo com apenas 108 unidades produzidas.

A estrutura e o motor deste Lancia ’08 foram montados na Itália para depois serem enviados para os Estados Unidos. A carroçaria foi montada directamente no chassis pela Miller Bros de Amesbury, em Massachusetts.

O próximo automóvel que vamos falar é o O.S.C.A 2600 GT de 1961. A O.S.C.A. (Officine Specializzate Costruzione Automobili—Fratelli) era uma empresa italiana que produzia automóveis de corrida e desportivos, criada pelos irmãos Maserati após abandonarem a empresa que carrega o nome deles. Este exemplar foi o primeiro automóvel de estrada da O.S.C.A.

O exterior deste exemplar sofreu um profundo restauro mas o interior mantem-se completamente original e em bom estado. É um de apenas dois exemplares do 1600 GTs que tinham uma carroçaria da Touring Superleggera.

Na colecção existem ainda dois automóveis que não caiem na categoria de automóveis desportivos mas que são únicos de uma forma especial.

O primeiro é um Fiat 521 Coupé de 1929 que foi transformado num veículo para projeção de filmes, em 1938. O Istituto Nazionale Luce Servizio Fotocinematografico (Instituto Nacional de Serviço Fonocinematográfico da Luz), o criador deste projecto, foi estabelecido em 1924 com o objectivo para fazer propaganda politica e disseminar cultura através do cinema e da produção de documentários e notícias nas cidades e vilas mais pequenas de Itália.

O segundo veículo que não se insere na categoria de desportivo é um exemplar único e foi construído com um chassis da Fiat. Foi utilizado para promoções pela Prest Brodo di Manzo, uma empresa italiana de caldo de sopa. Este veículo, usado em eventos promocionais pela empresa que lançavam pequenos cubos de ouro para fora do canhão.