Como a Ford vai reinventar o volante nos automóveis

26/02/2022

Ford também quer reinventar o volante nos seus automóveis, mas vai passar ao lado da moda dos comandos tipo manche de avião.

A mobilidade autónoma do futuro e as tecnologias de assistência à condução modernas irá tirar protagonismo a alguns elementos tradicionais nos automóveis e até já se pensa em reinventar os volantes, para que assumam formas cada vez mais diferentes e compactas no painel de bordo, com muitos construtores a apostarem em comandos do tipo manche de avião. Na Ford também há uma revolução a caminho, mas a marca da oval azul quer manter volantes redondos e simples no interior dos seus carros, sem botões visíveis.

Isso não significa, porém, que eles não estejam por lá, muito pelo contrário… O documento registado nos escritórios de registos de patentes nos Estados Unidos e na Alemanha descreve um sistema alternativo ao multifunções nos volantes atuais, construído num material maleável e repleto de sensores de proximidade capacitivos, instalados a toda a volta no aro.

Cada posição equivale a uma função diferente, sendo que a patente menciona especificamente que o sistema pode incorporar pequenos visores no aro e estará desenvolvido para que as funções permaneçam sempre na posição base, mesmo quando viramos o volante.