Vender o carro a um particular poderá dar algum trabalho, na medida em que terá de o mostrar a várias pessoas e deixá-las conduzir o veículo. Será uma tarefa que envolve tempo e disponibilidade, mas, no final, ficará com mais uns euros na carteira.
Papelada em ordem
Primeiro que tudo, há que ter toda a papelada em ordem: documento único automóvel, inspeções periódicas obrigatórias e faturas das revisões anuais do veículo.
Depois, há que saber qual o valor de mercado do seu veículo. Vários fatores contam: a idade e quilometragem do carro, o seu estado de conservação geral, quantos proprietários teve, extras e equipamentos opcionais existentes.
A melhor forma será consultar um avaliador de veículos online. O AvaliarCarro.com disponibiliza uma ficha técnica detalhada onde indica por quanto poderá vender o seu carro a um particular. Este valor é obtido através da recolha de transações sobre venda e compra de carros iguais ao seu, em todo o mercado português.Fotografias do veículo
A seguir, faça uma limpeza excecional ao carro, quer no interior quer no exterior. Terá de ficar todo a brilhar, por dentro e por fora! Retire objetos pessoais do interior do veículo, mantendo todo a viatura completamente desimpedida. O melhor mesmo será encomendar a limpeza a uma empresa especializada!
Depois da limpeza, tire fotografias ao carro. As fotos terão de ter qualidade para atraírem, online, potenciais clientes que estejam interessados em vê-lo pessoalmente. Fotografias na horizontal ficam melhores do que na vertical. Tire fotos apanhando vários ângulos do carro, mas sempre mantendo todo o veículo visível dentro do enquadramento.
No que se refere ao interior, terá de fotografar, no mínimo, todos os bancos, a bagageira, o tablier e o para-brisas, visto de dentro do veículo. Também será boa ideia fotografar o conta-quilómetros do carro.
Poderá acrescentar, também, fotografias do capot. Se conseguir, tire fotografias à parte de baixo do carro, especialmente se se tratar de um veículo com mais idade, para mostrar se existe (ou não) ferrugem na mesma.
Anúncios online
A próxima etapa será a colocação dos anúncios. Antes de colocar o anúncio online, terá de elaborar um pequeno texto com uma breve descrição do carro, que deverá incluir: o ano, a marca, modelo e versão, e opcionais existentes.
O carro será mais interessante se só tiver tido um proprietário ou se tiver feito poucos quilómetros. Por isso, se algum destes fatores se verificar, inclua na descrição. Se acrescentou peças ou pneus recentemente, deve também mencionar.
Esclareça no anúncio, também, que modos de pagamento prefere, se pretende vender à melhor oferta, ou se o preço que indicou é (ou não) negociável.
Mostrar o veículo
Depois de ter o anúncio na internet, estará na altura de responder às perguntas dos interessados, antes de marcar as visitas. É importante não demorar muito tempo a responder às dúvidas colocadas e responder com honestidade ao que for perguntado.
Depois das perguntas pela internet, chegará a altura de deixar que os potenciais compradores conduzam o seu carro. Deve escolher um ponto de encontro onde seja fácil de estacionar, pois, antes de conduzir, o potencial comprador irá observar o veículo e voltar a colocar mais questões.
E se vender a uma empresa?
Caso não tenha tempo ou disponibilidade para conversar ou mostrar o carro a particulares, o melhor será vendê-lo a uma empresa. Acedendo ao site AvaliarCarro.com, poderá solicitar o envio de propostas de compra do seu carro, por e-mail. Estas propostas serão feitas por empresas, o que permitirá que despache todo o processo em poucos dias!
Para Luís Ribeirinho, do AvaliarCarro.com, “a grande vantagem deste serviço será a facilitação de todo o processo de venda. As propostas de compra são enviadas por várias empresas, para o e-mail do proprietário, que poderá optar pela que mais lhe agradar, sem qualquer compromisso”. Mais ainda, “a venda não implica nenhuma troca ou retoma, ou seja, o dono do carro não é obrigado a vender o seu carro à mesma empresa a quem irá comprar um novo”, acrescenta.
Por este motivo, com o serviço de propostas de compra do Avaliarcarro.com “o proprietário pode escolher a que empresa quer vender o carro, consoante a proposta que lhe for mais vantajosa financeiramente, e sem despender muito tempo com essa tarefa!”, conclui.
