Os estudos revelam que, em dias de chuva, o risco de acidente aumenta 70%, face a um dia de tempo seco. Estradas escorregadias como sabão e bancos de nevoeiro imprevistos são os principais perigos.

 

As mudanças súbitas de condições climatéricas alteram muito a perceção que o condutor tem de tudo o que se passa na estrada e em seu redor e, por isso, aumenta o stress ao volante. Neste contexto, é imprescindível que o veículo tenha sido preparado corretamente para o inverno, mas os cenários mais desafiantes obrigam igualmente a uma adaptação do estilo de condução.

Com o asfalto molhado, a margem de antecipação reduz-se drasticamente e, com vento, a situação piora. As autoridades calculam que quase 5% dos acidentes na estrada são causados por este perigoso cocktail.

No topo da lista de recomendações para conduzir à chuva estão: reduzir a velocidade e evitar as manobras bruscas. Assim, já desce a pique o potencial de perigo. Depois, deve garantir que cumpre a distância de segurança para o carro da frente, que circula com a pressão correta nos pneus e quem tem as escovas do para-brisas em bom estado. Lembre-se que o veículo que vai ultrapassar liberta um spray de água que pode aumentar ao entrar-se em zonas muitos alagadas, prejudicando a visibilidade. Resíduos de sujidade e lama também podem espirrar para o para-brisas e desta forma também provocar a perda momentânea de visibilidade. Por isso, em estradas molhadas, mesmo quando não chova, manter as escovas em funcionamento.

De todas as dicas, a correta utilização dos travões também é fundamental para aumentar a segurança. A travagem deve ser antecipada e suave, em condições normais de condução, mas o procedimento deverá ser precisamente o contrário quando há perigo de colisão: pressionar fortemente o travão e não aliviar enquanto não tiver evitado o obstáculo (isto em carros com ABS).

Com chuva forte e estrada muito molhada deve evitar as ultrapassagens. No entanto, não é condição primordial manter-se atrás de um veículo mais lento se tiver condições ótimas para efetuar a manobra. Avalie com o máximo cuidado o momento e o local para a ultrapassagem.

Em quaisquer condições de aderência e visibilidade, deve realizar a manobra no menor tempo possível, muito abaixo dos limites da sua própria noção de segurança.