M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Todos os anos, os principais construtores automóveis presentes no mercado europeu inscrevem os seus automóveis no concurso do Carro do Ano 2019. Este prémio é organizado por um grupo de revistas especializadas em automóveis de vários países europeus e atribuído por um grupo de jornalistas de todo o continente. Desde 1964 que é uma fonte de prestígio para as marcas que todos os anos participam com os novos modelos com os quais pretendem conquistar os corações do automobilista europeu.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este ano, estão inscritos no Carro do Ano nada menos que 42 automóveis, em representação de 23 marcas diferentes. Como é habitual, não vai haver diferenciação por segmentos, sendo que qualquer automóvel de produção em série pode participar, e ser um carro de luxo ou desportivo não é garantia da vitória. O Volvo XC40, um SUV compacto, foi o vencedor da edição de 2018, sucedendo ao crossover Peugeot 3008 e à berlina familiar Opel Astra. Desde 1964, 20 marcas diferentes ganharam este prémio.

Desta lista inicial de 42 automóveis, sete finalistas vão ser escolhidos e anunciados no próximo dia 26 de novembro. Desses sete finalistas, os jornalistas automóveis europeus vão então escolher o vencedor final do Carro do Ano 2019, que será anunciado a 4 de março de 2019, na próxima edição do Salão de Genebra.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.