O novo modelo da BYD tem a particularidade de esconder os seus principais argumentos no interior e na condução, sendo um compacto espaçoso, tecnológico e despachado que mostra que a BYD está a encarar o mercado europeu com muita atenção e cuidado. Primeiro contacto na região de Madrid com a versão Comfort com bateria de 60.4 kWh e 150 kW de potência.

Talvez de todos os campos apresentados pelo Dolphin, o lado estético seja o menos forte, ainda que as linhas compactas e os muitos vincos nas laterais lhe confiram um bem-vindo carácter que o permite diferenciar-se do resto da multidão. A dianteira muito curta, com uma grelha simulada, é complementada com uma traseira arredondada e com uma assinatura luminosa dos farolins a ser particularmente distinta.

Mas é a bordo que o Dolphin revela alguns dos seus melhores atributos, desde logo com a posição de condução satisfatória (ajudada pelos bancos envolventes com ajuste elétrico), ainda que algo elevada, a que se junta ainda o volante com boa pega e a boa ergonomia dos principais comandos na consola central.

De certa forma, torna-se intuitivo, sobretudo também a operação dos botões no elemento cilíndrico que está na consola central e que agrega comandos como os do seletor de condução, modos de condução, modo ‘Snow’ ou intensidade da regeneração. Os muitos espaços de arrumação, a construção cuidada e o imperativo foco tecnológico fazem o resto para impressionar.

Em destaque, claro, o ecrã central rotativo de 12.8″ que pode ver o seu posicionamento alterado mediante o toque numa tecla, variando a apresentação das informações consoante a sua orientação. Os menus são de fácil acesso, mas carece de exploração prolongada para se ficarem a conhecer todos os ‘cantos’ do sistema.

Dinamismo que surpreende

Na estrada, o primeiro aspeto que convém reter é que o Dolphin é um automóvel que pensa muito numa utilização urbana, o que quer dizer que tem uma direção leve (em modo Comfort), agilidade descomprometida e conforto muito elevado, a que se juntam ainda prestações que enchem as medidas. Porém, mérito da BYD, este compacto apontado ao segmento C não é apenas e só para uso urbano.

Na verdade, a forma como reage também em estrada aberta e percursos sinuosos demonstram que o acerto do chassis é muito bom, com elevada estabilidade, aderência surpreendente e muita segurança nas reações, o que atesta da sua competência geral. Não se trata de um desportivo, nem almeja a tal, mas a BYD faz uso da expressão ‘diversão’ na condução sem que seja em vão. Com a direção em modo Comfort, pareceu-nos que a trajetória em linha reta se torna mais vaga, obrigando a correções constantes, algo que na configuração de direção ‘Sport’, selecionável no ecrã central, não acontece, com ‘feedback’ muito melhorado.

Na versão com que podemos percorrer cerca de 150 quilómetros, de bateria de 60.4 kWh e motor de 150 kW, comprovámos também a apetência para boas prestações, sobretudo quando ativado o modo ‘Normal’ ou ‘Sport’, que extraem mais do motor elétrico de íman de síncrono permanente, o que é particularmente notório nas recuperações. Com o modo ‘Eco’, sobressai a eficiência, tendo sido este o modo de condução que utilizámos em quase todo o percurso, o que lhe vale assim um valor de consumo médio no total do contacto de 12.9 kWh/100 km! Muito bom!

A versão com que efetuámos este primeiro contacto não era a mais equipada, mas fica pouco atrás do nível de equipamento Design, com um preço de entrada de 35.690€. Porém, os preços de entrada do novo Dolphin começam nos 29.990€ para a versão Active, com bateria de 44.9 kWh e motor elétrico de 70 kW.

FICHA TÉCNICA
BYD DOLPHIN COMFORT
Motor: Elétrico dianteiro único, síncrono de ímanes permanentes
Potência: 150 kW/204 CV
Binário: 310 Nm
Transmissão: Dianteira, caixa de relação única
Bateria: Lítio de fosfato-ferro, 60.4 kWh
Aceleração 0-100 km/h: 7,0 s
V. Máxima: 160 km/h
Consumo médio (WLTP): N.D.
Carregamento: 29 min. de 30-80% a 88 kW (CC); 11 kW (CA)
Autonomia combinada (WLTP): 427 km
Dimensões: (C/L/A) 4290/1770/1570 mm
Distância entre eixos: 2700 mm
Pneus: 205/50 R17
Peso: 1658 kg
Bagageira: 345-1310 litros
Preço: 35.690€

*Em Madrid, Espanha.

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