O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, presidiu à cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre os parceiros que integram o Projeto H2Sines.RDAM, que consiste no desenvolvimento de um corredor logístico de Hidrogénio Verde que ligará, por via marítima, os portos de Sines e Roterdão.
A assinatura foi formalizada esta sexta-feira, 16 de dezembro.
O projeto, a ser desenvolvido por um consórcio que integra as multinacionais ENGIE, Shell, Vopak e Anthony Veder, tem como objetivo produzir Hidrogénio Verde numa unidade em Sines, convertê-lo em H2 Líquido através de um processo de liquefação, e exportá-lo via Porto de Sines para o Porto de Roterdão.
A cerimónia ficou ainda marcada pelo reforço do relacionamento comercial e institucional entre os portos de Sines e Roterdão, formalizado na assinatura de um Protocolo de Cooperação.
Para além deste projeto, Sines e Roterdão têm vindo a unir esforços no Projeto MAGPIE – sMArt Green Ports for Integrated Efficient multimodal mobility, que compreende uma candidatura no âmbito do Pacto Ecológico Europeu – Horizonte 2020.O Projeto do corredor H2Sines.RDAM
Shell, ENGIE, Vopak e Anthony Veder assinaram um memorando de entendimento com os parceiros do projeto, REN, Porto de Sines, Porto de Roterdão, Gasunie e ABN AMRO, que prevê o desenvolvimento de uma cadeia de valor de hidrogénio líquido entre Portugal e os Países Baixos.
Este projeto tem como objetivo a produção de hidrogénio verde, através de um processo de eletrolise, numa unidade a localizar na Zona Industrial e Logística de Sines, seguindo-se a liquefação do H2 e consequente expedição em navio dedicado, do Porto de Sines para o Porto de Roterdão, já em 2028, tendo como clientes finais empresas de transporte pesado de mercadorias.
Este projeto surge em seguimento à assinatura de um Memorando de Entendimento entre os governos português e holandês em 2020, cujo âmbito consiste no desenvolvimento de um corredor marítimo estratégico para a movimentação de hidrogénio entre os dois países.