No ano em que comemora o seu 70º aniversário, o Corvette recebe como prenda uma motorização eletrificada, naquela que é a primeira vez que tal acontece. Unindo um motor V8 de 6.2 litros com uma máquina elétrica no eixo dianteiro, não só ganha tração integral, como se torna no mais veloz a cumprir a aceleração dos zero às 60 mph (96 km/h): 2,5 segundos.

O primeiro Corvette foi revelado há 70 anos em Nova Iorque e, para celebrar, a Chevrolet lançou uma nova variante daquele desportivo, pela primeira vez, eletrificado, com a designação E-Ray. Disponível em versões targa e coupé, o novo modelo foi desenvolvido com o intuito de oferecer uma experiência de condução verdadeiramente dinâmica e multifacetada graças à adoção de um sistema de tração integral eletrificada (e-AWD) que lhe permite mais confiança em pisos de pouca aderência.

O Corvette E-Ray combina um motor V8 de 6.2 litros LT2 Small Block (designação curiosa para um motor de tamanha cilindrada) capaz de debitar 495 CV de potência e 640 Nm de binário máximo com um motor elétrico no eixo dianteiro de 160 CV e 170 Nm, alimentado, por sua vez, por uma bateria de iões de lítio de 1.9 kWh, situado entre os bancos. No total, a potência combinada atinge os 655 CV.

A adição da máquina elétrica serve, sobretudo, para incrementar as prestações, como atestam os 2,5 segundos oficiais da aceleração dos zero aos 96 km/h (0-60 mph), com a marca a não adiantar dados quanto aos 100 km/h, exercício mais comum na Europa, onde é usado o sistema métrico.

Desempenho melhorado

O sistema inteligente de tração integral do Corvette E-Ray está em constante aprendizagem no que diz respeito ao terreno que pisa, adaptando as condições de motricidade às necessidades do asfalto e do condutor. Em locais com pouca aderência ou em condução mais dinâmica, o sistema aplica potência às rodas dianteiras para melhorar o comportamento e o controlo.

Embora se trate de um modelo eletrificado, o Corvette E-Ray não necessita de ligação à tomada para carregar a bateria, sendo um híbrido convencional na medida em que recupera energia decorrente das travagens.

O E-Ray pode também funcionar em modo elétrico até aos 72 km/h graças ao modo ‘Stealth’ (ativando o motor térmico caso seja necessária mais potência ou a bateria de tração esteja sem carga), dispondo de outras características relevantes como a bateria de iões de lítio de 12 volt que gere operações suplementares como a atuação do sistema start/stop, ou de sistema de travagem Brembo com discos em carbo-cerâmica. A suspensão foi modificada e passa a contar com tecnologia Magnetic Ride Control 4.0 com três ajustes distintos consoante a situação de condução.

O condutor tem à sua disposição seis modos de condução distintos: ‘Tour, ‘Sport’, ‘Track’, ‘Weather’, ‘My Mode’ e ‘Z-Mode’, com um modo ‘Charge+’ para carregar a bateria de forma mais rápida.

Visualmente, o E-Ray também ganha alguns atributos próprios, como as já mencionadas jantes de liga leve com desenho de cinco raios exclusivo deste modelo, logótipos em carbono ou, opcionalmente, peças aerodinâmicas em carbono e jantes no mesmo material para vincar a sua especificidade. As faixas em azul ao longo da carroçaria também fazem parte da lista de opcionais para este novo Corvette E-Ray.

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