Com a pandemia da Covid-19, a higiene e a desinfeção do automóvel, onde passamos tantas horas por dia, tornou-se uma prioridade. As máquinas de ozono podem ser uma ajuda importante, como complemento aos métodos tradicionais de limpeza.
O ozono é um gás presente na atmosfera que está formado por três moléculas de oxigénio (O3), e tem a função principal de bloquear os raios ultravioleta, mas também com um enorme poder desinfetante.
Cientistas provaram que o gás de ozono em concentrações de 0,05 a 0,1 partes por milhão (doses inofensivas para humanos) pode eliminar o vírus da Covid-19.
Máquinas para todas as bolsas
O ozono é produzido naturalmente a nível da atmosfera terrestre, mas máquinas dedicadas conseguem replicar o fenómeno de forma artificial. Várias empresas com equipamentos e profissionais especializados disponibilizam o serviço adaptado às exigências atuais, mas nos últimos meses de pandemia o aumento exponencial da oferta tornou mais fácil e acessível a aquisição de uma destas máquinas de ozono, que podem perfeitamente substituir as idas à oficina. Em sites como a Amazon encontram-se modelos por preços que arrancam nos 30 euros.
A utilização do equipamento é bastante fácil: Os veículos devem estar com todos os vidros fechados, sem ninguém no interior, deixando a máquina funcionar durante 15 minutos, idealmente com o ar condicionado ligado, para que se faça a recirculação e a limpeza das condutas. Nunca funcionar com animais ou pessoas no interior do veículo, uma vez que podem causar danos a nível respiratório.
Concluída a desinfeção, deve retirar a máquina do interior do veículo e aguardar novamente cerca de 15 minutos, para deixar ventilar o interior.
Nenhuma destas indicações dispensa, obviamente, a leitura atenta das instruções do aparelho.