Associação consultou 950 das empresas que representa e concluiu que 85% continua a laborar, apesar de metade ter recorrido ao apoio do Governo.
Com o objetivo de auscultar o “estado de saúde” das suas associadas, a Associação Nacional do Ramo Automóvel (
ARAN) realizou um inquérito a 950 empresas (até ao momento), tendo concluído que 85% delas continua a laborar, durante a pandemia provocada pela covid-19. Mas o levantamento permitiu ainda apurar outros dados.
Das empresas contactadas, “9,2% têm funcionários em teletrabalho, 50,2 % implementaram medidas de apoio ao emprego (lay-off) e 88,1% delinearam um plano de contingência e tomaram as devidas medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus”, pode ler-se no comunicado da ARAN. Ou seja, atualmente, mais de metade das empresas associadas terão já pedido apoio.
“A maioria das respostas ao inquérito realizado pela ARAN foram oficinas (77,1%), uma vez que estas mantiveram a autorização de trabalhar durante o estado de emergência por serem consideradas essenciais para o funcionamento do país, seguidas do comércio de veículos (10,2%) e da atividade de Pronto-Socorro (4%)”, avança a análise.
Oficinas adaptam-se
Para melhor compreender o universo destas empresas, a ARAN explica que, em relação aos trabalhadores, “mais de 714 das 950 empresas que responderam ao inquérito da ARAN têm até quatro funcionários”. Por regiões, “a maioria das empresas inquiridas está no norte de Portugal, com 58,6% de respostas; seguem-se centro e sul, com, respetivamente, 26,7% e 14,7%”, diz a associação.
Perante este cenário, a ARAN tirou as suas ilações. “Somos assim capazes de concluir que o setor automóvel, em Portugal, em particular, as oficinas, apesar de serem maioritariamente empresas de pequenas dimensões, são resilientes, estão a adaptar-se às mudanças, superam obstáculos diariamente e continuam a resistir à pressão da situação adversa que todos enfrentamos”, afirma a ARAN, que considera “fundamental” que o Governo “apoie “um setor estratégico para a retoma económica do país”.