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Crossland X: A ‘arma’ da Opel para dominar nos SUV compactos

O Crossland X é um dos integrantes da gama 'X' que a Opel está a lançar em 2017 e que se insere na ofensiva 'sete em 17' que prefigura sete novos modelos neste ano.
O novo Opel Crossland X fica disponível para encomenda em abril e as primeiras unidades chegarão ao mercado português no arranque do verão. A gama comportará motores a gasolina e a gasóleo, com preços a partir de 17.900 euros e 22.800 euros, respetivamente.
Para o Crossland X, a Opel aposta numa utilização mais urbana, apelidando-o mesmo de "crossover urbano". Visando um grande aproveitamento do espaço interior, o Crossland X tem um comprimento de 4,212 metros, largura de 1,765 m e altura de 1,590 m. A decoração bi-tom da carroçaria oferece-lhe um look muito jovial e irreverente.
A grelha dianteira saliente, com o logótipo Opel em destaque, e as luzes diurnas com assinatura de ‘dupla asa’, são traços característicos da marca alemã.
Por comparação com o Mokka X, que possui versões com tração integral 4x4 de carácter mais ‘todo-o-terreno’, o novo Crossland X está mais vocacionado para uma utilização urbana devido a dimensões exteriores compactas e tração dianteira.
O segmento CUV/SUV B tem vindo a crescer significativamente, registando hoje volumes de vendas cinco vezes superiores aos que se verificavam em 2010. Daí a aposta da Opel nesta categoria, desenvolvendo este novo Crossland X a partir da partilha de plataforma com o Grupo PSA. Esta união de esforços redundou em dois modelos distintos, mas com muitos elementos em comum: o Peugeot 2008 e o Opel Crossland X.
O Opel Crossland X dispõe de uma câmara traseira de grande angular, capaz de abranger 180º para que o condutor possa, por exemplo, detetar tráfego que surja de ambos os lados quando efetua marcha-atrás. Oferece, ainda, a mais recente geração de estacionamento automático Advanced Park Assist, que deteta espaços e efetua autonomamente as manobras necessárias na direção. O sistema também assegura as manobras de saída do local de estacionamento.
À saída da fábrica, o novo Opel Crossland X oferece um total de cinco motores à escolha, de três e quatro cilindros, construídas em alumínio (bloco e cabeça) e destacam-se pela elevada eficiência.
Tal como noutros modelos Opel, designadamente no Mokka X, os bancos da frente do novo Crossland X são ergonómicos, certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR.
Condutor e passageiros usufruem de bancos em posição elevada, típicas de SUV. O tabliê e a consola entre os bancos dianteiros apresentam módulos diferenciados para maior versatilidade. No topo da consola central situa-se o ecrã tátil dos sistemas de informação e entretenimento Radio R 4.0 IntelliLink e Navi 5.0 IntelliLink, ambos compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Existe também opção de carregamento por indução.
A câmara dianteira ‘Opel Eye’ recolhe e processa múltiplos dados que servem de base para vários sistemas de apoio à condução, como o reconhecimento de sinais de limitação de velocidade e a manutenção de faixa de rodagem. O programador de velocidade com limitador é outro sistema que torna a condução mais simples, nomeadamente em troços citadinos onde a limitação de velocidade é muito estrita, como em zonas densamente habitadas. O alerta de colisão iminente - capaz de detetar peões - tem travagem de emergência automática. Este dispositivo está conjugado com um sistema de deteção de cansaço do condutor através do tipo de condução adotado e é capaz de emitir sinais de aviso.
Os grupos óticos em posição elevada integram também a assinatura de ‘dupla asa', integrando-se de forma harmoniosa com a grelha onde se situa o logótipo da Opel.
Do equipamento de série de todos os Crossland X farão parte vidros elétricos à frente e atrás, programador de velocidade, apoio ao arranque em subidas e sensores de estacionamento. No capítulo dos sistemas de assistência à condução, a lista inclui a avançada câmara dianteira com alerta de saída de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito. O apoio em viagem e em emergência Opel OnStar também está incluído no equipamento de todas as versões.
No topo da consola central situa-se o ecrã tátil dos sistemas de informação e entretenimento Radio R 4.0 IntelliLink e Navi 5.0 IntelliLink, ambos compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto para permitir a integração de variadas aplicações de ‘smartphones’.
O ‘hotspot’ Wi-Fi, integrado no sistema de assistência e apoio em emergência OnStar, é de série em todos os Crossland X. À longa lista de serviços já conhecidos - que inclui resposta automática em caso de acidente, contacto com um operador de “carne e osso” através de ligação por voz ao centro de operações, localização do veículo, diagnósticos mensais do estado de funcionamento do veículo e operação remota do fecho centralizado, entre muitas outras - o OnStar acrescenta novas funcionalidades como a marcação de hotel ou a procura de parques de estacionamento2, mediante o contacto com um operador.
Os bancos traseiros são rebatíveis em proporção 60/40 e podem ser reguláveis longitudinalmente em calhas de 150 mm, para maior versatilidade. O facto de poder avançar ou recuar os bancos traseiros traduz-se ora em mais espaço para pernas ou em capacidade acrescida da bagageira, consoante as necessidades. A capacidade da mala do Crossland X atinge 520 litros e pode chegar a 1.255 litros com os bancos traseiros rebatidos.

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Será já em abril que a Opel abre as encomendas para o novo Crossland X, o mais recente modelo de estilo crossover que a marca vai posicionar logo abaixo do Mokka X e que vem cotar-se como uma proposta de grande validade para o concorrido segmento B-SUV.

Com o novo Crossland X, a Opel dá início a um ambicioso plano de lançamentos em 2017, comportando um total de sete novos modelos. Nomeadamente, os dois novos crossovers da linha X, esperando-se a chegada do novo Grandland X no final do ano, devendo a sua apresentação ter lugar no Salão de Genebra.

Com um estilo que faz evoluir a linguagem da Opel, o novo Crossland X revela como principais argumentos uma maior versatilidade, mesmo que o foco da sua utilização esteja na cidade. Este crossover recorre, assim, a dimensões compactas, medindo 4,21 metros de comprimento, apenas menos 16 cm do que um Astra, mas 10 cm mais alto. A Classe 1 nas portagens está garantida, ao contrário do seu ‘irmão’ maior, o Mokka X.

A gama do Crossland X terá motorizações a gasolina e Diesel, com cinco opções de três ou quatro cilindros e potências entre os 81 CV e os 130 CV. A gama inicia-se, então, com um motor 1.2 a gasolina atmosférico de 81 CV e consumo médio de 5,1 l/100 km, a que se juntam unidades 1.2 Turbo com injeção direta a gasolina de 110 CV (com caixa de cinco velocidades otimizada para menor atrito e consumo médio de 4,8 l/100 km) e de 130 CV com caixa manual de seis velocidade e consumo médio de 5,0 l/100 km.

Como particularidade, o motor de 110 CV está disponível com caixa automática de seis velocidades e consumo misto de 5,3 l/100 km para emissões 121 g/km de CO2

Na vertente Diesel, o novo crossover da Opel apresenta um leque de três motores à escolha. O turbodiesel 1.6, com 99 CV de potência apresenta consumo misto de 3,8 l/100 km e emissões de 99 g/km CO2. Mas o Crossland X 1.6 possui uma versão ainda mais económica, a ECOTEC, com sistema Start/Stop, que emite apenas 93 g/km de CO2 no ciclo misto (consumo médio de 3,6 l/100 km). Por seu turno, o Diesel mais potente é o 1.6 de 120 CV (com consumo médio de 4,0 l/100 km e emissões de 103 g/km CO2) e 300 Nm de binário máximo de 300 Nm.

Os preços para a versão de entrada iniciam-se nos 17.900 euros para o Crossland X a gasolina e nos 22.800 euros para o modelo Diesel.